Vítimas das enchentes não conseguem sacar o FGTS
Os ipiranguistas que tiveram suas casas destruídas nas fortes chuvas no início de março não estão conseguindo sacar o FGTS. “As fortes chuvas deram uma trégua, mas os ipiranguistas continuam sofrendo”, alega o morador Felipe Silva, que teve seus móveis levados pela enxurrada.
Em 12 de março, a prefeitura decretou situação de emergência e anunciou a liberação do saque de até R$ 6.220,00 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para as vítimas das enchentes. Porém até o momento a Caixa não liberou o saque desse benefício e, aparentemente, não há previsão para a liberação.
“Até o momento não conseguimos nada, nem informação. E me parece que ninguém do bairro conseguiu. Na caixa dizem que não sabem como vai funcionar e que estão aguardando informações do diretor. Em uma unidade da Caixa uma funcionária chegou a anotar o telefone de todos os que iam lá buscar informações pra retornar o contato quando tivessem algum parecer, mas até o momento nada”, afirma o morador Antonio Zeferino Neto.
“Fizemos contato com a subprefeitura logo depois do ocorrido e depois de 5 dias eles foram lá para conversar com a gente. Disseram que o CRAS cadastraria as famílias para auxiliar, mas o único auxílio que foi oferecido foi uma cesta básica e colchões, além disso, não foi feito cadastro algum. Ainda na subprefeitura protocolamos a solicitação para isenção do IPTU, junto com diversas fotos e informações sobre os danos, já vai para 1 mês e nenhuma resposta”, indaga o morador.
Antonio mora em um sobrado e, tudo o que havia no andar de baixo e na lavanderia se perdeu. A família está morando somente no andar de cima da casa. “A subprefeitura alega que a questão do FGTS é federal e que eles não tem informações”, finaliza.
A Caixa diz que a liberação do FGTS deverá ocorrer assim que a Prefeitura encaminhar o formulário especificando as áreas atingidas. O banco diz ainda que assim que os trâmites para o pagamento estiverem definidos, fará a divulgação por meio da imprensa e também prestará informações pelo SAC da Caixa Cidadão.
Em nota a subprefeitura Ipiranga informou que, “a liberação ainda está tramitando entre Caixa, Governo Federal e Prefeitura. E assim que tiver uma posição será divulgado”.