Matéria

“Seu Ruy ajude Heliópolis a ficar mais bonita”

A história do conjunto habitacional dos “Redondinhos”, em Heliópolis, São Paulo, começou com uma fala mal interpretada de Ruy Ohtake. Em 2003, uma revista publicou a seguinte declaração atribuída ao prestigiado arquiteto e urbanista: “O que acho mais feio em São Paulo é Heliópolis”. Depois de ver a reportagem, Ohtake esclareceu que a intenção foi dizer que o mais feio na cidade era a diferença entre bairros ricos e pobres – “a diferença entre o bairro e Heliópolis, a maior favela”, corrigiu.
Na semana seguinte, uma provocação mudou o curso previsível da história: João Miranda, líder comunitário em Heliópolis, ligou para Ohtake. Em vez de exigir explicações, pediu ao profissional que ajudasse o lugar a ficar mais bonito. Conhecido por obras como os hotéis Unique e Renaissance e o Instituto Tomie Ohtake, dedicado à obra de sua mãe, Ruy se viu diante de um desafio até então inédito na carreira – a “Arquitetura real”, como ele chama.
A história foi narrada pelo arquiteto e urbanista em uma palestra em Brasília, no dia 6 de junho, realizada pelo Centro Cultural TCU com o apoio do CAU/BR
A interação foi o ponto de partida para uma empreitada prolongada junto à comunidade, que envolveu vários projetos. Os principais foram um conjunto habitacional e o Pólo Educativo e Cultural de Heliópolis, que inclui uma biblioteca pública, um centro cultural com cinema e galeria e espaço para feira de produtos artesanais, além de uma escola técnica.
Ruy Ohtake concebeu e coordenou os trabalhos de forma voluntária, com a colaboração da arquiteta Daniela Della Volpe e o apoio da União dos Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (Unas) e da Prefeitura de São Paulo.
A obra de maior porte projetada para a comunidade foi o conjunto habitacional com os prédios cilíndricos, conhecidos como “Redondinhos”. De acordo com Ohtake, o projeto foi elaborado a partir de conversas feitas pessoalmente com os moradores de Heliópolis e considerando as preocupações que eles levantavam. A primeira delas foi com relação a corredores – em conjuntos habitacionais já entregues, eles viraram espaço para comércio, tráfico e drogas e prostituição. “Falaram: Ruy, a gente não sabe viver em apartamento. Vai ocorrer isso”, conta o arquiteto e urbanista.
Considerando essa preocupação, Ohtake projetou o edifício sem corredores. “Com circulação de escada e hall de 5 por 5, com as quatro entradas dos apartamentos”, explica. “Os caras falaram: puxa, que solução linda, tá ótimo, vamos pra frente. Aí eu falei: não estou satisfeito, porque essa forma não tem graça nenhuma. Eu vou fazer redondo”.
A escolha da forma cilíndrica, que se tornou um marco dos edifícios, não foi meramente estética. “No redondo, primeiro, se eu tenho dois prédios, não encostam um no outro, precisa deixar separado. Ao separar, eu dou dignidade para os quatro apartamentos: sol direto, ventilação direta etc. E na sala, eu consigo por três janelas, uma luz bem boa”.
São 19 “redondinhos” com fachadas coloridas, nas bordas do lote. No centro, ficam parquinho, quadra esportiva e um espaço de uso comunitário. Cada edifício tem quatro andares e 18 apartamentos de aproximadamente 50 m², totalizando 342 unidades. Os blocos têm quatro apartamentos em cada um dos quatro andares. Há ainda dois apartamentos no térreo, que abrigam idosos ou pessoas com deficiência.
Para Ohtake, o papel do arquiteto e urbanista é múltiplo ao atuar em Arquitetura Social. “Quando atua em programas sociais, o arquiteto tem que assumir duas atitudes: como técnico e como cidadão. É fundamental conversar com a comunidade, sentir o que os moradores pensam, não se fechar em um escritório para projetar de forma isolada”.
O resultado disso, segundo o arquiteto, é dar dignidade às pessoas da comunidade –coisa que não ocorreu na maior parte dos conjuntos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, critica. “Foi um desastre. Parece uma plantação de alface, tudo igual. Apenas as empreiteiras ficaram satisfeitas, pois foram contratadas para fazer os projetos e as obras numa empreitada só”.
*Esta reportagem faz parte de uma série especial do CAU/BR e dos CAU/UF que está mostrando o trabalho de arquitetos e urbanistas que, superando orçamentos reduzidos e unificando diferentes opiniões, conseguiram desenvolver moradias dignas e de qualidade para as famílias de baixa renda.
Publicado originalmente em 12 de junho de 2018, atualizado em 08 de novembro de 2019.

Artigos relacionados

21 Comentários

  1. проститутки томск октябрьский район куда можно съездить в
    городе оренбург работа в воронеже
    вакансии на сегодня тракторист
    плинтус монтаж цена тула нижний новгород
    пл советская карта база отдыха вологда фото

  2. обнимают во сне сонник гадание на бумаге оригами как на человека делают порчу и чем она проявляется
    видеть во сне паутину в доме, к чему паутина в доме молитва на исцеление матери родной

  3. весна во сне к чему снится часто снятся котята к чему это
    если во сне душит невидимая сила,
    как называется когда тебя душат во сне
    женщина овен самый честный гороскоп к чему снится птенцы, к чему
    снится спасение птенца

  4. бизнес жоспар оқу орталығы презентация, тауашаны тексеру кезеңдерінің дұрыс тізбегін таңдаңыз аққуды атпа достықты сатпа эссе, аққуды атпа
    досыңды сатпа анаға кеңес әні скачать,
    анаңдай адам болмайды текст дарение от юр лица физ лицу, дарение автомобиля без снятия
    с учета

  5. хадиша анамыз хадис, хадиша есиминин магынасы дарындылық деген не,
    дарындылық туралы нақыл сөздер көпіршелер
    деген не, балалардың өзін өзі реттелуі басталатын жас сені ойлай текст,
    қайрат нұртас сені ойлай
    скачать

  6. азаматтық қорғаныс мектепте, азаматтық қорғаныс жоспары балабақшада 1 казан қандай мереке,
    16 наурыз қандай мереке тауелсиздик 22, актобе, эпилептолог актобе кливленд кавальерс последние игры, детройт пистонс
    последние игры

  7. қыз бала гүл олен еркем қыз ұзату скачать текст, самал
    сатқанғалиева қыз ұзату текст жылқы үйірі, жылқы
    саны ақиқат пен шындық, ақиқат түрлері

  8. I’m really impressed with your writing skills and also with
    the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to see a
    great blog like this one nowadays.

  9. подработка зрителем на съемках нужна подработка с ежедневной оплатой москва работа на дому в интернете с яндекс кошельком работа
    на дому в москве от прямых работодателей для
    мужчин без опыта

  10. дзержинск вк работа и подработка работа в санкт петербурге швея на дому вакансии
    подработка в комсомольске на
    амуре с ежедневной оплатой без трудоустройства для мужчин свежие работа дома пологи

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo