Matéria

Sesc Ipiranga recebe espetáculo infantil

O Núcleo Teatral Filhas da Dita estreia o espetáculo Canto das Ditas – Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes no dia 12 de julho (sexta, às 21h), no Sesc Ipiranga. Com direção e dramaturgia de Antonia Mattos, a montagem faz somente três apresentações, seguindo até o dia 14, no Teatro da unidade.
Para refletir sobre como a África se manifesta no dia a dia das moradoras de Cidade Tiradentes, o grupo encarou o desafio de ‘afrografar’ o bairro – referência ao termo ‘afrografias’ da poetisa e ensaista Dra. Leda Maria Martins, que coloca em evidência e consciência a nossa herança africana. O trabalho do Núcleo Filhas da Dita mapeou esse legado ancestral por vários ângulos: ao próprio redor, junto a parentes, pessoas próximas e até mulheres desconhecidas que caminham pelo bairro.
A partir da investigação proposta, Canto das Ditas coloca em cena histórias de mulheres negras de Cidade Tiradentes que se entrecruzam com histórias de Yabás (orixás femininas). A montagem busca o reflexo das histórias do cotidiano em um espelho ‘mítico’ das personagens sagradas.
A diretora Antonia Mattos explica que os depoimentos colhidos pelo grupo aparecem no texto e na dramaturgia de forma não linear, fragmentada “A narrativa é espiralada, pois procura se relacionar com um tempo mítico, da memória e da ancestralidade. As personagens reais correspondem, de forma arquetípica, às personagens míticas. Recorremos ao ‘espírito ancestral feminino’, às ‘grandes mães da humanidade’, às yabás para contar e cantar as histórias dessas mulheres, as Ditas, que fundaram Cidade Tiradentes”.
As atrizes que interpretam as quatro mulheres: Bendita/Nanã, Marta/Iemanjá Maria/Iansã, e Joana Nega Su/Obá são Ellen Rio Branco, Lua Lucas, Luara Sanches e Thábata Letícia, respectivamente. Segundo Antonia, a poética cênica é atravessada por elementos e saberes ancestrais, num tempo/espaço espiralado que aponta para um movimento rumo às reminiscências de um passado sagrado, para fortalecer o presente e deslumbrar o futuro. A origem da humanidade na África e a fundação de Cidade Tiradentes são contadas simultaneamente: o passado sagrado se revela no presente e passado recente.
O Sesc Ipiranga fica na Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga. Ingressos: R$ 20,00 (inteira).

Artigos relacionados

21 Comentários

  1. Russian pornstar Valeria Nemchenko hardcore 26 min 360p Valeriya Nemchenko
    2 26 min Valeria, the naked boss 3 min 360p VALERIA BRUNI TEDESCHI ANALSEX 2 min 360p TEEN GIRL
    FIRST TIME LIKING PUSSY BY OLD GUY 3 min Valeria Flores fucked by black bulls IV390 98 sec Big titted MILF takes a facial 6 min 360p TEEN
    GIRL FIRST TIME SEX WITH m. BOYFRIEND.

  2. все для маникюра инстаграм, магазин все для маникюра астана технический регламент
    требования к безопасности вентиляционных систем, снип вентиляция рк күз олендер,
    күз туралы тақпақ погода в барнауле на 14 дней, яндекс погода барнаул

  3. малевич алматы, музей торта алматы ерен тау, шиномонтажное
    оборудование тест центр орталығы, ұлттық тестілеу орталығы өтініш беру жаугершілікте қолданылатын аспап түрі, қазақтың ұлттық аспабы
    домбыра

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo