Como no ano passado, em 2023, a confraternização da Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo (Ajorb-SP), foi realizada no Quintal do Espeto, na unidade do Tatuapé e reuniu os principais jornais de bairro da cidade, como o Ipiranga e Jabaquara News, Jornal da Zona Norte e Jornal da Vila.
Durante o bate-papo, descontraído e em clima das festas de final de ano, diversos assuntos relacionados aos jornais de bairro foram discutidos. Marcaram presença no encontro, os convidados, Vereador Coronel Salles e o secretário de Comunicação da Prefeitura, Marcello D´Ângelo.
“As notícias saem dos bairros, mas não voltam para os bairros com a grande imprensa. Só voltam com a imprensa local. Por isso o papel dos jornais de bairro é fundamental, porque a grande imprensa, apesar de noticiar, não chega na região periférica, parece que tem um muro. O jornal de bairro chega e a gente quer, cada vez mais, estar próximo. Sem os jornais de bairro, a gente não consegue atingir esta faixa da cidade”, expôs Marcello D´Ângelo.
O vereador Salles também conversou com a reportagem e citou uma fala de Franco Montoro para falar sobre os jornais locais, destacando a importância de fortalecer os comércios nos bairros.
“O Franco Montoro dizia uma coisa: as pessoas não moram na União, as pessoas não moram no Estado. As pessoas moram na cidade e na cidade elas moram nos bairros. Tudo que a gente puder, para fortalecer o comércio dos bairros, as estruturas que estão próximas da gente, a gente vai estimular este convívio fraterno e em comunidade. Quando o bairro está bem, a cidade está bem”.
“Eu vejo essa reunião de empreendedores, jornalistas, veículos importantíssimos, que hoje, escrevem a história da cidade de São Paulo com muita alegria. Hoje quem quiser saber sobre o Tatuapé, sobre o Ipiranga, sobre Santana, vai recorrer a esse arquivo maravilhoso que são os jornais regionais. Uma alegria e uma honra, ser convidado para estar junto de vocês aqui”, completou ele.
O ambiente para a reunião não poderia ter sido melhor. Com boa comida, show ao vivo, o Quintal do Espeto oferece apresentações ao vivo diariamente, além de um cardápio com variadas opções. O proprietário do Quintal, Pedro de Barros Mott, também marcou presença no encontro e falou sobre a satisfação de receber os profissionais de imprensa.
“São jornalistas, pessoas que tem um parecer muito importante para toda a comunidade de todos os bairros de São Paulo, então para mim, eu recebo-os com bastante orgulho e com muito carinho”, destacou Barros. Segundo ele, no mês de dezembro já estão fechados 1.800 eventos e devem receber 150.000 pessoas nas onze unidades existentes na cidade.
Atualmente, 27 empresas as quais editam mais de 40 jornais e revistas de bairro de todas as regiões de São Paulo são congregadas da Ajorb. A associação também está aberta a novas adesões de editoras que comprovam sua atuação periódica.