Matéria

Receitas de ipiranguistas publicadas na década de 80

As páginas já amareladas do livro “200 receitas do açúcar União” revelam a importância que os registros têm ao levar para as gerações seguintes ensinamentos de quem já viveu muito.

A terceira edição da publicação de 1980 chegou nas mãos da redação do Ipiranga News e surpreendeu pela quantidade de receitas publicadas de moradoras da região.

As receitas de doces eram enviadas por cozinheiras e cozinheiros de todo Brasil, testadas pela Cozinha Experimental União, melhoradas se necessário, e compradas pelo preço de 300 cruzeiros para serem publicadas no verso dos pacotes do açúcar. O livro reúne 200 destas receitas em 300 páginas.

O “Pudim Frufru”, por exemplo, leva poucos ingredientes e tem como autora Angelina Ribeiro Marcatto, da Vila Morais. O “Nougat” da Nilza Siqueira Anderson, moradora na época da rua Visconde de Pirajá, já exige um pouco mais de técnica. Tem também a “Torta transparente de Uva”, da Aurora Marinho Torres, então residente da rua Oliveira Alves, ou a “Babá ao Rum”, da Josete Machado Miguel, moradora da rua Pedro Magalhães, ambas no Ipiranga. A “Banana Folhada” é uma das únicas três receitas enviadas por homens. Antônio Rodrigues Yodas enviou sua ideia com detalhes da avenida Gentil de Moura. A Maria Bernardes Orsi, da Aclimação, não resistiu e mandou um recado ao final de sua receita de “Pudim de Abóbora”. “É delicioso e original”, escreveu ela.

Ao total são 14 receitas originárias de antigos moradores do bairro. O PDF completo do livro está no site https://www.ciauniao.com.br/livros. A redação tentou encontrar algumas destas pessoas antes da pandemia, mas elas já não moram nos mesmos endereços e os atuais moradores ou porteiros não tinham informações. Se você conhece algum autor, entre em contato com o jornal.

São sabores eternizados não só nessas páginas, mas também na memória de todos aqueles que as fizeram ou experimentaram.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo