AconteceDestaqueMatéria

Projeto de Lei ampliará sessão de uso da Associação Brasil Parkinson

Aprovado e aguardando sansão do prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, o PL 110/2024, viabilizará a sessão de uso da área da Associação Brasil Parkinson para 20 anos, renovados por mais 20, totalizando 40 anos de concessão.

A estratégia é, através disso, possibilitar condições para parcerias mais duradoras e certeiras com empresas e também em conjunto com a Prefeitura. Até então, o prazo de concessão da ABP era indeterminado, através do qual possíveis contratos de parceria podem ser rompidos a qualquer hora, o que dificultava a chegada de outras entidades para participar de suas ações ou atividades.

“Nós queremos impulsionar, através da Secretaria da Saúde, para expandir esse serviço [da Associação] que é de fundamental importância. É a Associação mais importante do Brasil e vai ser a maior Associação de Parkinson do mundo. Nós vamos trabalhar para isso”, contou à reportagem, o vereador Aurélio Nomura, autor do Projeto de Lei.

Projeto de Lei ampliará sessão de uso da Associação Brasil Parkinson
Aurélio Nomura, Domingos Dissei e Decio Oda visitam a Associação Brasil Parkinson e conversam com frequentadores e atuantes do local

Aurélio esteve na Associação, junto com o Conselheiro Domingos Dissei e o Subprefeito do Ipiranga, Decio Oda, para um encontro com atuantes e frequentadores.

Nomura doou, ainda, verbas para reformas da parte elétrica da Associação, com a chegada de ar-condicionado e outros equipamentos, e também para viabilizar a maior acessibilidade do local. “É de fundamental importância. Nós temos alguns parentes que tem Parkinson, a gente vê o sofrimento e infelizmente é uma doença que não tem cura. Ela vai degradando cada vez mais a pessoa. E quando ficamos sabendo através do Dissei da importância, da demanda que nós tínhamos, imediatamente abraçamos”, disse ainda, o vereador.

A reforma “elétrica” já está finalizada e os serviços para acessibilidade deverão ser concluídos até novembro. “A gente pediu, ele [Aurélio] nos apoiou. Ele reconheceu o valor do nosso trabalho, então, isso dá ânimo para a gente continuar, ver que está no caminho certo”, destacou Erika Tardelli, fisioterapeuta e presidente da Associação Brasil Parkinson.

Tardelli destacou, ainda, a importância da presença das autoridades na comunidade, vendo os agradecimentos e depoimentos dos frequentadores da Associação, falando de suas benfeitorias. “Acho que é importante quando eles vêm na comunidade e veem as pessoas agradecendo e falando do valor da instituição. Então, isso acho que foi fundamental para valorizar o que a gente faz, nos dar força para continuar, conseguir atender mais pessoas, ampliar o nosso trabalho”, expôs.

Seu sonho é, futuramente, conseguir atender ao SUS para poder atingir quem “realmente mais precisa”. Através de uma concessão mais sólida e das falas de Nomura, Erika consegue ver esse desejo viável.

“Hoje em dia a gente não tem aqui aquele que é usuário SUS, que é o que mais precisa do serviço. Então, nosso sonho é esse e esse é o primeiro passo: a gente precisava de uma concessão sólida para conseguir fazer essas parcerias”, frisou Tardelli.

Ela explicou, ainda, que para conseguir o convênio com o Serviço Único de Saúde, é preciso ter o selo de prédio acessível, destacando a importância das contribuições do poder público para realização das obras, além da permissibilidade de novos convênios com empresas.

Projeto de Lei ampliará sessão de uso da Associação Brasil Parkinson
Samuel Grossman, marido de Marylandes Grossmann, fundadora da Associação Brasil Parkinson esteve no local durante visita das autoridades

Samuel Grossmann, 90 anos, é marido de Marylandes Grossmann, fundadora da Associação Parkinson e falou com a reportagem sobre a importância do local e dessa ação dos vereadores e da Prefeitura para ele.

“Eu digo que é a obra da minha vida [a Associação]. Essa Associação, para mim, é símbolo da minha vida. A Associação começou na minha casa, mas estava muito “congestionada”, então conseguimos esse terreno e fizemos essa construção. Naquela altura, nós tivemos apenas uma sessão de uso [concedida pelo então prefeito Jânio Quadros]. E agora o vereador conseguiu a concessão de uso por quarenta anos. Então, a atuação do vereador Nomura é muito importante para trazer tranquilidade para realizar as atividades”, informou o idoso.

Mais sobre a Associação Brasil Parkinson

Idealizada por Marylandes Grossmann, parkinsoniana, aos 43 anos de idade, em dezembro de 1985, a Associação Brasil Parkinson que completa 38 anos de existência, é pioneira na América Latina e atende exclusivamente pessoas portadoras da doença, oferecendo atividades orientadas por profissionais capacitados em diversas áreas.

Nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, educação física, dança sênior, coral e grupo de apoio psicológico ao cuidador, são algumas das especialidades que trabalham com quem tem a Doença de Parkinson na Associação.

A casa também trabalha em outras frentes, como a fisioterapia, área considerada indispensável aos pacientes. Os atendimentos são diários, individualmente ou em grupo. Também são oferecidas atividades de oficina de artes como pintura, artesanato e origami, que são especialmente voltadas para melhorar a coordenação motora do parkinsoniano.

A ABP promove palestras periódicas, reuniões, eventos comemorativos e sociais. Edita informativos, manuais de orientação e a Revista Beija-flor.

Através de convênios com universidades, a fisioterapia e a fonoaudiologia oferecem estágios e cursos especializados em todos os níveis da formação acadêmica.

A Associação Brasil Parkinson está localizada na Av. Bosque da Saúde, 1155; tem o título de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, e é considerada de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Assistência Social e não tem fins lucrativos.

Para participar das atividades da Associação e se tornar um associado, o paciente precisa, apenas, de um encaminhamento do médico neurologista, dizendo que a pessoa tem doença de Parkinson, com o diagnóstico atestado e o CID (Classificação Internacional da Doença).

O espaço, também conta com atividades para os familiares e cuidadores dos acometidos de Parkinson.

Projeto de Lei ampliará sessão de uso da Associação Brasil Parkinson
Aurélio Nomura, Domingos Dissei e Decio Oda visitam a Associação Brasil Parkinson e conversam com frequentadores

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo