AconteceMatéria

Projeto cultural para crianças e jovens linguagem e diversidade

Estão abertas as inscrições para os programas de formação cultural de crianças, jovens e adolescentes oferecidos gratuitamente pela prefeitura de São Paulo. Eles são basicamente divididos em dois grupos de atuação: Programa de Iniciação Artística (PIÁ), que atendem crianças e adolescentes de 5 a 14 anos e o Programa de Iniciação Artística para Primeira Infância (PIAPÍ), que contempla bebês e crianças, de 0 a 6 anos.
Essas iniciativas tem como meta promover experimentações em diversas linguagens artísticas, como teatro, dança, música, literatura, circo e áudio visual, em polos culturais e equipamentos públicos da cidade de São Paulo – Ceus, bibliotecas, casas de cultura, teatros e centros culturais em aulas semanais. Na região, existem ações em locais como a Biblioteca Raul Boppe, no Parque da Aclimação, Biblioteca Afonso Taunay, na Mooca, Teatro João Caetano, na Vila Clementino, no Céu Heliópolis, entre outros.
Inspirado na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), os programas atuam de forma descentralizada nesses locais.
A EMIA é uma instituição pública e gratuita e trabalha na formação cultural de crianças por meio de linguagens artísticas de maneira integrada. O ingresso dos alunos é feito mediante sorteio público, com inscrição prévia habitualmente no final de cada ano. Ela conta com os cursos regulares, cursos optativos, oficinas de arte e orquestra infanto-juvenil. Está localizada no Parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara.
Essas ações acontecem por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Secretaria Municipal de Educação (SME). A Supervisão de Formação Cultural, responsável por esses polos culturais, atua na formulação e articulação de políticas de formação artística e cultural intersetoriais e em parcerias com instituições culturais e coletivos, promovendo seminários, como o Fórum de Ação Cultural e Encontro Processos Artísticos, Tempos e Espaços, e publicações especializadas: Vocare, Piapuru e EMIA em Revista.
Ampliação
Uma nova parceria junto à Associação Educacional Maria do Carmo que visa preservar a autonomia do projeto da EMIA, dando suporte e estrutura para ampliação histórica de três novas unidades em todas macrorregiões da cidade. Uma foi inaugurada recentemente, no dia 1 de abril na Brasilândia. “É uma pérola com uma política de excelencia poder expandir projetos como esses onde o público não tinha acesso”, comenta Ligia Jalantônio, coordenadora do Programa de Iniciação Artística para Primeira Infância (PIAPÍ).
Quanto à possibilidade de programas como esses voltados para o público adulto, a coordenadora afirma que “o programa vocacional, um dos projetos, é para um público a partir dos 14 anos sem limites de idade e jovens senhores e senhoras são muito bem aceitos”.
Para se inscrever nos programas de formação cultural, basta preencher o formulário disponível no site da Supervisão de Formação Cultural em supervisaodeformacao.prefeitura.sp.gov.br. Os cursos são gratuitos e as aulas começam em Maio.
Maiores informações: 5017-2192 ou no e-mail emia@prefeitura.sp.gov.br.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo