Fazer o bem sem olhar a quem. Esse é o intuito do Projeto Abayomi, criado por moradores da Vila Carioca com o intuito de colaborar com pessoas mais carentes da nossa região. O plano, iniciado em 2017, leva o nome que remete a bonecas negras africanas, símbolos de resistência. A palavra Abayomi, por si só, significa encontro feliz, ou encontro precioso, e tem a origem Iorubá, que é a maior etnia do continente africano.
“Fazíamos parte de outro grupo com a mesma razão, mas que encerrou as atividades. Desde então, nos sentimos tocados pela necessidade de ajudar moradores de rua e pessoas com condições precárias de vida. Demos sequência, principalmente no foco com idosos. Nosso grupo realiza sempre o mesmo trajeto, e o nosso foco está no Ipiranga. Atuamos na Silva Bueno, Av. dos Estados, Juntas Provisórias, Av. Tancredo Neves, e parte da Vila Mariana e Cambuci”, explica Simone Mendes Maldegan, idealizadora do projeto.
Mas quem pensa que o objetivo do Projeto Abayomi consiste apenas em doar alimentos, está enganado. Além da colaboração com refeições, cobertores, materiais de higiene, e peças de vestuário, os voluntários prestam um serviço diferenciado, no qual envolve também o aspecto psicológico, conversando com essas pessoas para entenderem o que levou as mesmas a estarem em uma situação difícil.
“Nosso objetivo é tirá-los da rua e inserir essas pessoas no mercado de trabalho. Temos conseguido êxito, alguns trabalham de casa, outros voltaram para suas famílias, encontraram um lar, isso nos enche de orgulho”, afirma.
Em 2021, no auge da pandemia do coronavírus, o Projeto conseguiu uma sede no bairro da Vila Carioca. E desde então, procuram criar nesse espaço ferramentas de apoio as pessoas em situação de rua, dar cursos, formação, criar uma agenda de empresas para ajudar os empresários da região na questão da mão de obra, apoio jurídico, social, temos muitos projetos para sermos uma ferramenta de mudança de vida.
Atualmente, o Projeto Abayomi conta com 30 voluntários e realiza os atendimentos na Rua Licio de Miranda, 551, na Vila Carioca, às terças e quintas, das 8h às 11h. Nas sextas, o grupo realiza um bazar com alguns produtos, o qual toda a renda é revertida para ações sociais. Aos sábados, o grupo sai para realizar a entrega de refeições na região, além do atendimento. Cerca de 400 refeições mensais são entregues à população.
Na semana passada, o projeto esteve na sede da Subprefeitura do Ipiranga para tentar resolver a situação de uma moradora de rua, que sofreria um processo de remoção. A negociação com a pasta ainda segue em andamento. O Projeto Abayomi informou que busca junto a entidade, uma melhor solução a esse caso.
Parabéns a todos os envolvidos no Projeto Abayomi. É de cidadãos assim que o mundo inteiro precisa, que se importa com o outro, com a dignidade de todos!
You’ve among the finest websites. farmacia en línea en España para el amoxi