AconteceDestaqueMatéria

Professores do Alexandre de Gusmão promovem Feira das Profissões para alunos

De 7 a 10 de outubro (segunda à quinta-feira) a Escola Estadual Alexandre de Gusmão realizou, com alunos do primeiro ano de curso técnico da unidade, uma Feira das Profissões que abordou sobre áreas como marketing; administração e ciência de dados.

Admo Sobral, 46 anos, é comendador; administrador e professor/coordenador do curso de administração na escola, foi um dos idealizadores do projeto e foi, através da feira, apresentar profissões aos estudantes que vão além das que já são oferecidas pelo Estado de São Paulo.

No próximo ano, inclusive, o Alexandre de Gusmão ampliará seu leque de cursos técnicos oferecendo também aulas de farmácia, administração de empresas; logística; vendas (marketing); ciência de dados e desenvolvimento de sistemas.

“A Feira de Profissões é para que os alunos do primeiro ano possam conhecer essas profissões e entender o que faz um farmacêutico, um administrador, um profissional de ciência de dados e assim por diante”, expressou Sobral, elogiando o apoio que é dado pelo governo do estado, além da estrutura do colégio.

“O curso técnico, ele promove, além do certificado do Ensino Médio normal, ele vai promover um certificado de técnico, então, o aluno vai sair com empregabilidade garantida. A importância é que ele [estudante] saia daqui ciente de que o mercado de trabalho é exigente e ele vai sair preparado, com certeza”, destacou, ainda, o professor.

Participaram da feira como palestrantes, profissionais das áreas já destacadas na reportagem, além da medicina veterinária, que também fez parte do escopo das profissões trabalhadas.

Anaí Amorim é Médica Psiquiatra e foi uma das convidadas para conversar com os estudantes. À reportagem, ela destacou sobre a importância da feira para formar mentes pensantes e que saibam escolher a profissão certa através de uma reflexão que começa ainda na escola.

“Eu acho que isso [a iniciativa] é muito importante, em primeiro lugar, porque as pessoas, hoje, não pensam muito, então a gente precisa demonstrar para as pessoas essa necessidade de pensar sobre diversas questões da vida. E a profissão é uma das áreas mais importantes da nossa vida, então, se estes jovens começarem a refletir sobre o que eles querem fazer no futuro, as escolhas necessárias e que agora é o tempo de já ser muito bom naquilo que fazem, a gente vai ter profissionais melhores e vamos melhorar o mundo a cada dia”, disse ela.

“Para mim é muito importante, para os estudantes, ter essa feira cultural, em face da abertura do olhar do que cada um pretende ter na sua vida pessoal, principalmente, concedendo a eles a oportunidade de escolha, apresentando para eles o que é o mercado de trabalho de forma geral, hoje, e mostrando as possibilidades que cada um pretende atuar dentro do seu contexto formativo pessoal”, afirmou, Osvaldo Alves, 43 anos, professor atuante na DRE Centro Sul e responsável pelo contexto pedagógico da área de educação técnica profissional, presente nas palestras que aconteceram na quinta-feira (10).

“Para mim é sempre uma satisfação e uma honra muito grande poder compartilhar desse momento formativo da vida pessoal e educacional deles [estudantes]”, concluiu.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Agradeço o apoio do Guilherme (equipe de jornalismo do Ipiranga News) pela cobertura no evento acadêmico… os jovens precisam realmente conhecer muito mais que a vida oferece além da tela do celular, sendo certo que a iniciativa da Feira das Profissões poderá promover melhor compreensão sobre as diversas profissões, inclusive Jornalismo, que foi abordado pelos estudantes com apresentação em banner exclusivo da profissão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo