No sábado (20), uma procissão em homenagem ao Orixá da Religião Umbanda, Ogum, realizada pela Tenda Umbandista Caminhos de Aruanda (T.U.C.A), foi realizada em São João Clímaco e reuniu os filhos da casa além de fiéis da religião, percorrendo as principais ruas da região e cantando pontos.
Após retorno ao terreiro, uma bênção recebida pelos Caboclos, guias da Umbanda, além de feijoada foram oferecidas aos participantes da procissão. Esta foi a terceira vez que o terreiro realiza uma procissão para Ogum.
“Eu sou uma filha de Ogum, meu Orixá de cabeça e quando surgiu a primeira procissão, o que me deixava com o coração apertado é que eu queria sair para as ruas, para as pessoas conhecerem um pouquinho da Umbanda, para eles conhecerem nossos cantos, para eles saberem que é uma religião de muito amor, muita fé, para conhecer um pouquinho sobre os nossos Orixás”, contou à reportagem Tatiana Arini, mãe da Casa.
“Eu falo sempre que a gente precisa expandir fora das pareces do nosso Terreiro e acho que hoje é o momento”, destacou ainda. “É nossa fé, muito amor. É muita emoção a gente conseguir sair, as pessoas saindo [das paredes do Terreiro]”, completou.
Paula Cristina Guimarães, filha da casa, também conversou sobre a procissão. “Para a gente a procissão vai além de andar nas ruas e mostrar para as pessoas. É um momento de agradecimento, no qual eu agradeço tudo o que ele [Ogum] me dá, me protege. É de mostrar a Umbanda para as pessoas, de deixar um pouquinho na rua, na casa de cada um a proteção desse Orixá maravilhoso”, disse.
“Ogum para mim é tudo. Quem me dá equilíbrio, força, me ajuda a vencer todas as batalhas que eu tenho na minha vida, quem enxuga minhas lágrimas, ele é tudo”, destacou.
A Tenda Umbandista Caminhos de Aruanda fica na Rua Cavalheiro Frontini, 356 , São João Clímaco, e as giras acontecem às sextas-feiras, 20h.