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Obras da Linha 15-Prata do Metrô avançam com novos trens

A expansão da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo avança com a chegada de dois novos trens ao Pátio Oratório. O terceiro trem da nova frota encomendado pelo governo estadual chegou à capital paulista na última quarta-feira (26), vindo do Porto de Santos, enquanto o segundo já havia sido entregue na sexta-feira (21). O transporte de cada composição envolveu uma complexa operação logística, com sete carretas transportando os vagões até o pátio de manutenção na Zona Leste.

O investimento total do governo na ampliação da frota da Linha 15-Prata é de R$ 1,4 bilhão, contemplando a compra de 19 novos trens. O quarto trem já está a caminho do Brasil, vindo de Xangai, com previsão de chegada ao Porto de Santos em março. A entrega das demais unidades será feita gradativamente até 2026, com previsão de entrada em operação no segundo trimestre de 2025.

Cada novo trem passa por um rigoroso processo de montagem e testes no Pátio Oratório. Após serem retiradas das carretas e posicionadas nas vigas por braços mecânicos, as composições são montadas em um período de cerca de 20 dias. Em seguida, são submetidas a testes dinâmicos e estáticos para obtenção do certificado de segurança antes de serem integradas ao sistema.

Além da renovação da frota, a Linha 15-Prata passa por importantes obras de expansão. No sentido leste, as futuras estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, que adicionarão três quilômetros à linha, já estão em construção. No sentido oeste, as obras da estação Ipiranga também foram iniciadas, garantindo a conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM e ampliando as opções de deslocamento para os passageiros. A conclusão dessas obras está prevista para 2027.

 

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