Acontece

Museu promove 1º encontro público para debater restauro

Na terça-feira (27) o Museu do Ipiranga promoveu a primeira apresentação aberta ao público do Restauro e Modernização do Edifício-Monumento do Museu Paulista. O encontro aconteceu no Sesc Ipiranga e reuniu cerca de 200 pessoas.
Estiveram presentes Renata Motta, assessora do Gabinete do Reitor da USP, falando sobre o que a Universidade desenhou e a expectativa em relação ao futuro do local. A diretora do Museu, Solange Ferraz de Lima, que apresentou algumas das ações já realizadas e o que se espera conquistar nos próximos anos. E os arquitetos responsáveis pelo projeto vencedor do concurso, Pablo Hereñú e Eduardo Ferroni, que detalharam o trabalho que criaram. Ao final da apresentação foi aberto espaço para as perguntas do público, tanto direcionadas à Reitoria da USP quanto à direção do Museu e aos arquitetos. Entre os temas mais questionados foi a data para entrega da obra, fixada para 2022.
Os convidados explicaram que a empresa Hereñu + Ferroni Arquiteto Ltda que venceu o concurso tem um ano para apresentar o projeto de restauro do museu. E só depois que ele ficar pronto, é que as obras vão começar. Ou seja, em 2019. A modernização do Museu do Ipiranga deve custar entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões que devem ser bancados por empresas que queiram investir no projeto.
“Esse é um edifício que tem um interesse histórico imenso, ele é tombado. Portanto, as intervenções arquitetônicas são muito discretas mas elas procuram revelar algumas qualidades do edifício que hoje não são visíveis e que agora vão passar a ser”, diz o arquiteto Eduardo Ferroni.
Segundo a diretora do museu, Solange Ferraz de Lima, depois das obras, o número de visitantes, que chegava a 350 mil por ano, deve dobrar. Ela disse que a restauração está dentro do prazo previsto.
“Esse edifício não tem sérios problemas estruturais o que é muito importante e muito bom para as obras. Mas é uma obra de restauro e ela precisa ser feita com todo cuidado.”

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo