Estação de trem do Ipiranga pode ser demolida

Com 139 anos de existência, a Estação Ipiranga da CPTM deverá ser totalmente reformada. O Governo do Estado pretende entregar à iniciativa privada a Linha 10-Turquesa da CPTM, da qual a Estação Ipiranga faz parte. O leilão pode ocorrer ainda este ano.
Caberá ao consórcio vencedor fazer a reconstrução da Estação Ipiranga. Ou seja, demolir a atual estrutura existente e fazer uma completamente nova. A estação já passou por algumas mudanças ao longo das décadas e, em 1959, ganhou a fachada que mantém até hoje.
O projeto do Governo do Estado prevê agora reformar a plataforma central, o mezanino superior e fazer a integração com a Linha 15-Prata do Metrô. Isso porque está prevista a conexão com o monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô SP, que atualmente vai até a Estação Vila Prudente e será ampliada em 1,8 km.
O projeto prevê um novo prédio da Linha 15-Prata do Metrô SP com 10,7 mil m², seis elevadores e 12 escadas rolantes. O investimento total previsto é de R$ 479,5 milhões.
A conclusão das obras está prevista para 2027. Atualmente, as obras da nova estação já avançaram 15,6%. Quando estiver pronta, a estação vai receber 28 mil passageiros por dia.