Cultura & LazerMatéria

Museu do Jardim Botânico reabre as portas para visita presencial

O Museu Botânico- Dr. João Barbosa Rodrigues, um dos principais atrativos do Jardim Botânico de São Paulo (JBSP), foi reaberto. O equipamento foi reformado e modernizado, ainda sob gestão da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), com a missão de divulgar o conhecimento histórico-científico e ser um espaço de reflexão e educação ambiental sobre a importância da conservação da biodiversidade.
As instalações ganharam novos mobiliários, aparatos interativos, mapas, painéis educativos com conteúdos audiovisuais, objetos do acervo, iluminação, além de serviços de limpeza, manutenção e pintura. O piso de madeira, da parte interna do prédio, foi substituído por um novo piso, também de madeira, obedecendo ao layout original. Com a madeira retirada foi elaborado o mobiliário para abrigar a nova exposição. Houve também a readequação do prédio para receber portadores de necessidades, construção de rampa de acesso, mobilidade interna, entre outras modificações.
“Esperamos que os visitantes ampliem seus conhecimentos sobre a história da botânica no Brasil e se sintam motivados e inspirados a conhecer mais sobre as plantas. Queremos que as pessoas, especialmente as crianças e jovens, estabeleçam uma conexão real com o ambiente natural e venham ao Jardim Botânico para conhecer mais sobre as plantas, com prazer e admiração, e voltem para casa com novos valores e atitudes”, afirma Nino Amazonas, atual diretor técnico do Jardim Botânico.
Para as escolas, a principal novidade é que, a partir de agora, os alunos terão a oportunidade de vivenciar o museu com a mediação de um educador dedicado. Os conteúdos e estratégias correspondem a cada nível escolar do Ensino Fundamental II e Médio (crianças e adolescentes de 10 a 17 anos). O Programa de Visitas Educativas será lançado ainda no primeiro semestre de 2022 e funcionará por agendamento prévio de terça a sexta-feira em dois horários: 9h e 13h30.
O Museu de Botânica estará aberto aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada (inteira) no JBSP tem o valor de R $10,00 reais e dá direito à visita ao museu. Crianças de até 4 anos não pagam. Para detalhes sobre a meia-entrada e mais informações, acesse: www.zoologico.com.br.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo