Destaque

Museu do Ipiranga tem exposição de mobília antiga

Um guarda-roupa que pertenceu ao inventor Alberto Santos Dumont (1873-1932). Uma cama e uma marquesa que foram usadas por Domitila de Castro Canto e Mello, a Marquesa de Santos (1797–1867). Cadeiras criadas pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) e Lina Bo Bardi (1914-1992). Estes são apenas alguns dos objetos de mobiliário que estão expostos temporariamente no Museu do Ipiranga.

Chamada de Sentar, Guardar, Dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo, a nova exposição revela como objetos de uso cotidiano documentam as diferentes formas de morar da sociedade brasileira, sendo também evidências da imensa diversidade cultural e social do país, envolvendo as heranças indígena, portuguesa, afro-brasileira e de suas variadas migrações e imigrações. Esse mobiliário também dá testemunho tanto da vida de seus usuários quanto das pessoas que os produziram e ajudam a contar parte da história desse país.

“Essa exposição foi organizada pensando-se nas ações humanas, na vivência e nas práticas cotidianas da população em seus ambientes domésticos. Então a gente pensa nesses artefatos na medida em que eles são utilizados e em que eles são significados por nós porque, afinal, todos sentamos, todos guardamos e todos dormimos”, disse Maria Aparecida de Menezes Borrego, uma das curadoras da mostra.

A coleção reúne 164 peças entre bancos, cadeiras, sofás, caixas, cômodas, escrivaninhas, guarda-roupas, redes, esteiras e camas – alguns com mais de 400 anos de existência – e foi dividida em três núcleos básicos, que mostram como necessidades básicas como sentar, guardar e dormir foram atendidas por meio desses objetos ao longo do tempo. A curadoria é dos docentes do Museu Paulista, Paulo César Garcez Marins e Maria Aparecida de Menezes Borrego, e do convidado Giancarlo Latorraca, arquiteto e ex-diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.

Grande parte do mobiliário do acervo dessa exposição foi doado pela sociedade, demonstrando que os museus, para além de serem lugares de guarda, preservação ou estudo dessas coleções, são também locais em que a sociedade deposita expectativas de sua preservação. “A própria sociedade deposita nos museus a expectativa da perenidade das suas histórias e das suas famílias. Então, por bem ou por mal, é a própria sociedade que constrói esse Museu Paulista que temos hoje”, disse a curadora.

E por se tratarem de doações, esse vasto acervo acaba, de alguma forma, refletindo pouca diversidade. “É justamente por essa dificuldade de doação que nós temos poucos móveis ligados aos diversos segmentos sociais. É importante dizer que temos aqui outras formas de se sentar, de guardar e de dormir indígena, mas temos aqui uma ausência em termos de mobiliário da população negra. Mas embora não apareça, a mão de obra negra vai estar presente nestes móveis. Muitos desses móveis tem dificuldade de autoria. O marceneiro ou o carpinteiro não deixavam registradas as suas assinaturas no móvel. Nós não sabemos quem fez [esses móveis] mas, pela documentação tanto do Período Colonial quanto do Império, sabemos como os escravizados foram se especializando nesses ofícios. Então, provavelmente, todos esses móveis até o século XIX têm a mão negra na sua confecção”, contou a curadora.

A mostra tem entrada gratuita e é toda acessível, composta por objetos táteis e recursos multissensoriais, que permitem ao visitante sentir alguns dos objetos. Além disso, no dia 29 de junho, os curadores vão se reunir no auditório do museu para uma apresentação sobre os móveis expostos.

A exposição ficará em cartaz até o dia 29 de setembro. Mais informações sobre ela podem ser obtidas no site https://museudoipiranga.org.br/exposicoes/.

Artigos relacionados

19 Comentários

  1. жұлдызды түнде шаттанамын скачать, жұлдызды түнде шаттанамын текст азия тобы – анашым, мейрамбек беспаев –
    анашым скачать жас мамандармен семинар,
    жас мамандармен тренинг фонтан сөзіне сөйлем құрау, ф дыбысы бар сөздер

  2. бастауыш оқыту педагогикасы мен әдістемесі тест,
    педагогикалық тест тапсыру 2022 иж планета 5 купить
    новый с завода, иж планета
    5 сколько кубов ты моя дунья на арабском slowed,
    песня ты моя дунья на арабском скачать шакен айманов жена, шакен айманов эссе

  3. армандар, егер сіз жылан туралы армандаған болсаңыз, жұлдыз жорамал күндері
    айлары сары көлік, сары номер нені білдіреді мұнай мен газды пайдалану ерекшеліктері,
    көмір өндіру басым таралған аудандар нан жемесе не болады,
    қара нан арықтау

  4. бірақ сөзінен кейін үтір музыкалық пауза
    дегеніміз не, музыкалық шығарманың динамикасы дегеніміз не
    балалар ойнайтын жер атырау, кидс парк атырау неге астана бас қала,
    астана бас қала сабақ жоспары

  5. сауатты жазуға үйрету мәселелері презентация, әріпті жазуға үйрету тәртібі 2-ге қалдықсыз
    бөлінетін натурал сандар жиыны, 2-ге қалдықсыз бөлінетін сандар жиыны қалай аталады отбасын сақтап қалу дұғасы, ананың балаға дұғасы
    речной жемчуг: свойства, жемчуг эзотерика

  6. Unquestionably believe that which you said. Your favorite reason appeared to be on the net the
    easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly get irked while people think about worries that they just do not know about.
    You managed to hit the nail upon the top and also defined out
    the whole thing without having side effect , people
    can take a signal. Will probably be back to get more.
    Thanks

  7. өз жүрегіңнің тыныш күйдегі және
    күш түскендегі жұмысы туралы, тұрған
    кезде тамырдың соғу саны мемлекеттік рәміздер ұлт мақтанышы сценарий, мемлекеттік рәміздер тәрбие сағаты 2 сынып киімге қойылатын
    талаптар, киім мен аяқ киімге қойылатын гигиеналық талаптар егу бөлмесі, балаларға екпе егу презентация

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo