Acontece

Museu do Ipiranga dá início ao restauro

O Museu do Ipiranga terminou o ano dando mais um passo para sua reabertura, programada para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil em 2022. Após o anúncio da empresa Concrejato como construtora selecionada para realizar o restauro e a modernização do edifício histórico, que ocorreu durante as comemorações de 7 de setembro, chegou a hora de as obras começarem de fato.
Como parte do restauro do edifício histórico, um canteiro de obras foi erguido na antiga área do estacionamento. Prospecções e testes laboratoriais são ações que integram uma intervenção dessa natureza. Argamassa e tintas, por exemplo, são analisadas, pois precisam ter características especiais, semelhantes às que eram utilizadas no século 19, quando o edifício-monumento foi construído.
Outra etapa importante que está em andamento é o desmonte da escadaria frontal do monumento. Os blocos de granito maciço precisam ser retirados um a um para que ocorra a escavação no local. Nessa área, serão instalados alguns dos novos espaços do museu, que será ampliado em cerca de 6 mil metros quadrados. “O início das obras de reforma do Museu do Ipiranga representa um passo significativo para a Universidade e nossos parceiros. O Museu é uma das mais importantes ferramentas da Universidade para fortalecer nossa terceira missão, pois é um exemplo da interface que conecta a universidade de forma mais direta à sociedade. Em 2022, teremos um novo Museu”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan.
“A restauração do edifício, que abrigará o Novo Museu do Ipiranga, trará muitas contribuições para o campo da história da arquitetura, da engenharia e, muito especialmente, para a história dos ofícios e técnicas de ornamentação. Teremos a oportunidade de constituir uma memória técnica capaz de alimentar futuras pesquisas”, destaca a diretora do Museu, Solange Ferraz de Lima.
Para esse ano os primeiros passos serão a continuidade dos testes, prospecções arqueológicas e estudos de planejamento para execução de alvenarias, instalações e acabamentos.
As escadarias de mármore do interior do edifício serão protegidas, as alvenarias internas e pisos do porão, que não faziam parte do projeto original, serão removidos e o transplante de árvores de grande porte – que ocupavam a frente do Museu – será concluído. Também terá início a montagem do andaime para o restauro das fachadas do edifício.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. برای مثال، مزوتراپی مو که موضوع
    مقاله ماست، برای درمان سریع ریزش مو استفاده می شود.

    در این روش ترکیبی از مواد مختلف تقویتی مثل ویتامین
    ها، هورمون های مربوط به ریزش مو، فاکتور‌های رشد و عواملی.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo