AconteceCultura & LazerDestaqueMatéria

Masp inaugura exposições para marcar o ano das histórias indígenas

Masp inaugura exposições para marcar o ano das histórias indígenas
Comodato MASP Landmann

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugura nesta sexta-feira (30) três exposições para marcar o ano das Histórias Indígenas, tema que o museu escolheu para apresentar e discutir a diversidade e a complexidade dessas culturas.

A primeira dessas mostras reúne 721 objetos arqueológicos de arte produzidos por povos ameríndios entre os séculos 2 a.C. e 16. Chamada de Comodato Masp Landmann – cerâmicas e metais pré-colombianos, a exposição ocupa o segundo subsolo do museu e tem curadoria de Marcia Arcuri e assistência de Leandro Muniz.

É a segunda exposição dedicada ao comodato da coleção de Edith e Oscar Landmann, emprestada ao museu em 2016 por um período de dez anos. A primeira mostra dessa coleção apresentou um conjunto de tecidos que integrou a programação do museu em 2019, dedicada às Histórias das mulheres, histórias feministas.

À Agência Brasil, a curadora informou que nesta segunda mostra do comodato estarão em exibição objetos atribuídos a 35 culturas arqueológicas do continente americano, entre elas, peças nasca, inca, mochica, inchu, paracas e até marajoara, da Amazônia brasileira. Esses artefatos constituem um legado histórico e científico e foram construídos pelas antigas populações de regiões que hoje pertencem aos territórios do Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Panamá, México, Brasil e dos países caribenhos.

De acordo com a curadora, a maior parte das peças são em cerâmica e provém de contextos funerários ou rituais de oferendas. “Mas há também artefatos feitos em metais como ouro e cobre dourado. E tem alguns objetos em ossos, conchas e, claro, peças que integram mais de um material”.

A mostra, segundo Marcia Arcuri, acontece em um momento em que o museu se dedica às histórias indígenas e o país discute o marco temporal, projeto que tramita no Congresso e impacta diretamente nos processos de demarcação de territórios indígenas. “É um movimento bastante amadurecido do museu, que vem apresentando uma série de mostras relacionadas a essa diversidade de protagonistas, de componentes e de noções a partir das quais temos que entender esse tecido social que é a cultura. Essa discussão vem em boa hora”, explicou. “Uma instituição como o Masp, trazer para o público brasileiro, que conhece muito pouco desse universo, a oportunidade de conhecer um pouco desse passado e o quanto ele fala de temas que estão tão presentes, é algo ímpar”, destacou.

A exposição Comodato Masp Landmann – cerâmicas e metais pré-colombianos fica em cartaz até o dia 3 de setembro.

A segunda exposição aberta nesta sexta-feira apresenta obras do artista yanomami venezuelano Sheroanawe Hakihiiwe, entre desenhos, monotipos e pinturas produzidos sobre papéis artesanais, fabricados por ele por meio do uso de fibras nativas.

A mostra, intitulada Sheroanawe Hakihiiwe: tudo isso somos nós, será apresentada ao público até o dia 24 de setembro no primeiro subsolo do museu e tem curadoria de André Mesquita e do assistente curatorial David Ribeiro. O subtítulo da exposição Ihi hei komi thepe kamie yamaki [tudo isso somos nós] foi uma sugestão do próprio artista para incorporar a diversidade de elementos que formam sua comunidade e seu entorno.

No total, a exposição apresenta um conjunto de 48 obras, muitas delas de grandes dimensões. Uma dessas obras, por exemplo, chamada de Oni Komi Thepe ou Grupo de Desenhos, é composta por 62 monotipias, que foram dispostas lado a lado e ocupam a parede final da exposição.

“Hakihiiwe se expressa artisticamente desde a década de 90, depois que ele fez uma oficina de produção de papel artesanal com uma artista mexicana chamada Laura Anderson Barbata. Nessa oficina, ele e outras pessoas da comunidade aprenderam a fazer papéis de diversas fibras como cana, milho e algodão e fibras nativas como amoreira e, com isso, eles começaram a produzir materiais para divulgar coisas sobre a cultura yanomami”, informou o curador.

Ribeiro destacou que essa produção artesanal do artista entende o papel “como algo vivo”, o que acaba dialogando com a forma como seu povo entende a arte. “Não só para os yanomami, mas para a população indígena em geral, a arte sempre esteve relacionada ao corpo, nunca como algo externo”, explicou. “A ocupação dessa superfície do papel artesanal vivo tem relação com essa arte, que originalmente é transposta sobre a pele”, acrescentou.

Essa é uma das razões pela qual o artista opta por ocupar todos os espaços da folha, disse o curador, “assim como se faz com a pintura corporal que ocupa toda a superfície da pele”.

Para compor seus trabalhos, Hakihiiwe fica cerca de seis meses na floresta, observando a fauna, a flora e comunidades indígenas. “Ele vai desenhando isso em um caderno, faz estudos sobre essas formas e depois ele as transpõe para suportes materiais, em geral, papéis artesanais. Então, é um longo trabalho, bastante contínuo, que a gente entende como um verdadeiro inventário do patrimônio imaterial yanomami”, disse Ribeiro.

A obra desse artista é marcada pela memória oral e resgata as tradições ancestrais e os saberes cosmológicos de sua comunidade, localizada na cidade de Alto Orinoco, na Amazônia venezuelana. Por ser produzido sobre papéis artesanais, o trabalho enfrenta o tempo e discute, ao mesmo tempo, o papel da preservação dos materiais e também da cultura indígena.

Sky Hopinka

Já na sala de vídeo do Masp são apresentados dois trabalhos de Sky Hopinka, que discutem sobre a identidade indígena contemporânea nos Estados Unidos. A curadoria é de María Inés Rodríguez, curadora adjunta de Arte Moderna e Contemporânea do Masp.

Sky Hopinka é um artista visual que, por meio de seu trabalho de vídeo, foto e texto, expressa a sua opinião sobre a paisagem e a terra indígena, utilizando de meios de comunicação pessoais, documentais e não ficcionais.

“Sky Hopinka é um artista bastante jovem e que começou a fazer filmes. Para ele é muito importante falar sobre sua identidade, sobre a identidade indígena contemporânea, sobre as tradições de sua comunidade e, ao mesmo tempo, sobre como essas tradições evoluíram e mudaram com o tempo. Então ele quer falar do mundo contemporâneo em que ele cresceu e em que ele vive e que se manifesta por meio de seus filmes”, explicou a curadora.

O primeiro vídeo é Kicking the clouds, onde o artista reflete sobre seus descendentes e ancestrais, guiado por uma gravação de áudio de 50 anos atrás de sua avó aprendendo a língua pechanga com sua mãe.

Já o segundo vídeo é Mnemonics of Shape and Reason, que percorre a memória de um lugar visitado pelo artista. Ele sobrepõe e remonta paisagens rochosas do deserto com uma trilha composta por textos e músicas, criando um relato rítmico das implicações espirituais da colonização.

Segundo a curadora, ambos os trabalhos são baseados na paisagem, na música e na linguagem, e traduzem as tradições e práticas ancestrais que sobreviveram aos sistemas de opressão. “Em seus filmes se nota como a presença da música é importante e também como representa as lutas contemporâneas por território e pela defesa da natureza. A música está sempre presente não somente contando uma história particular, mas também acompanhando as histórias que Sky quer compartilhar com o público”, disse.

Em seus vídeos, o cineasta conta histórias que remetem à sua identidade e aos modos de vida indígenas, mergulhando profundamente em questões de sua origem por meio de narrativas autobiográficas que se comunicam diretamente com o público nativo, sem a obrigatoriedade de explicar o significado aos espectadores não nativos. A base de sua obra é a etnopoética, explicou a curadora.

“A etnopoética é uma referência tomada do escritor e tradutor Eliot Weinberger. Esse conceito evoca a ideia do sujeito que é filmado e decide tomar a câmara para filmar, expressar e dizer o que ele quer que os outros saibam dele. Ou seja, o sujeito decide ser aquele que fala por si mesmo”, disse.

Artigos relacionados

35 Comentários

  1. молитва пресвятой богородице о благополучии
    магазин корейской косметики зодиака молитва о помощи в учебе детям
    матери
    к чему снится учиться в школе во сне как разблокировать сим карту мегафон, если долго не пользовался, как разблокировать сим-карту теле2

  2. отандық өнеркәсіп өнімі, қазақстандағы тамақ өнеркәсібі көсемше тұлғалы етістік мысал,
    көсемше деген не рукоделие кз, товары для рукоделия по низким ценам на какие
    виды подразделяются охотничьи угодья, на каком расстоянии от дороги можно охотиться

  3. металл маркет самара, шариф металл посольство вьетнама в казахстане,
    виза во вьетнам на 3 месяца қыста
    да ақ жазда да ақ ол не, жер туралы жұмбақ айти грант 2022, астана it университет проходной балл на грант 2023

  4. география 8 сынып 3 токсан 3 бжб, география
    8 класс бжб 2 токсан сот сараптама
    мекемелері, сот сараптамасының жіктелуі ип айткужинов костанай, айткужинов мурат аппак кар айнала билейик жай гана скачать, турар аппак кар текст

  5. соэ по панченкову повышен, соэ повышен
    жаз туралы өлең шумағы, қыс туралы тақпақ
    балабақшаға гарантированная сумма депозита
    в казахстане 2022 в долларах, гарантирование депозитов сумма основы алгоритмизации и
    программирования с++, основы программирования
    и алгоритмизации

  6. Greetings I am so excited I found your blog page, I really found you by accident, while I
    was researching on Yahoo for something else, Anyhow I am here now and would just like
    to say thank you for a remarkable post and a all round exciting blog (I also
    love the theme/design), I don’t have time to read it all at the minute but I have book-marked it and
    also added in your RSS feeds, so when I have time I
    will be back to read a lot more, Please do keep up the great job.

  7. орыс тілінде онкология кезінде
    өзіңіз үшін күшті дұға адам бойындағы асыл қасиеттер
    туралы мақал-мәтелдер мағынасы, адам өмір туралы мақал мәтелдер модасын табу деген не, мода деген не
    мысал құс қайтты алматыма, көктемді қондырып қанатына скачать

  8. дін мен мемлекет қатынасында ататүрік, мұстафа
    кемал ататүрік реформалары ғарыштағы инерция, инерция мысалдар поменять номер актив
    онлайн, как поменять номер актив на актив
    беговая дорожка актобе цена, беговая дорожка сулпак

  9. бақылаудың жазбаша әдістері, сыртқы бақылау нені қамтиды менің әке ең жақсы адам, менің әкем ең жақсы адам
    караоке скачать анасы бар адам арманы жоқ скачать, анасыз әлемге сыймадым
    скачать лада кз, инактау кз

  10. сериал удар зодиака смотреть онлайн все серии бесплатно дмитрий колдун его новые песни видеть во сне много пирожных
    тортов
    снится что умершие родственники заболели к чему снится похищение себя с четверга на пятницу

  11. жаһандық бәсекеге қабілеттілік эссе,
    жаһандық бәсекеге қабілеттілік индексі ағайындылар тобы ағайындар ай, ағайындар текст домбыраны қалай ұстау керек, домбыраның құлағын келтіру оплата парковки астана, платные парковки астана правила

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo