Milhares de passageiros da região do Ipiranga e do ABC estão na fila de espera de uma decisão da Companhia do Metropolitano para a autorização para a construção da Estação Ipiranga da Linha -15 Prata. Apenas 560 metros separam a estação do monotrilho Linha -15 da estação do Ipiranga. O projeto está pronto e a maquete (foto) da estação que fará a ligação entre os trens da CPTM e do monotrilho já foi apresentada e aprovada.
Recentemente o Consórcio CEML, que deu início às obras do ramal de monotrilho, foi autorizado a receber um valor extra de quase R$ 15 milhões para implantar vias até a região do pátio Ragueb Chohfi, além dos 19 trens Innovia 300, No entanto o mesmo consórcio não recebeu a tarefa de levar a Linha 15 até a futura estação Ipiranga, para a execução de um trecho de apenas 560 metros já em fase de conclusão após a estação de Vila Prudente.
Questionado a respeito da obra, cuja licitação ainda não foi anunciada, Silvano Pereira, presidente do Metrô, usou as redes sociais para anunciar que a licitação de obras para extensão do monotrilho da Linha 15-Prata, da Vila Prudente até a estação Ipiranga, pode sair no segundo semestre deste ano.
“Na realidade o projeto necessário pra licitar já foi concluído. A obra deve ser licitada no segundo semestre de 2022.” – disse Silvani nas redes sociais.
Caso a licitação saia ainda esse ano, é possível que as obras estejam concluídas em 2024. Isso irá beneficiar milhares de pessoas, uma vez que, além de desafogar a estação Vila Prudente, vai possibilitar acesso dos passageiros da CPTM que vem da região do ABC em direção à Zona Leste uma conexão rápida, assim com os moradores da região do Ipiranga, que também se destinam a mesma região. O mesmo acontecendo com os usuários da Linha 15 que vem da Zona Leste em direção ao ABC e ao Ipiranga.