Instituto Baccarelli cria campanha para ajudar as famílias em Heliópolis
A pandemia do novo coronavírus comprovou que a música também pode ser um instrumento para promover ações sociais. Lançada em abril, quando as aulas presenciais de música e os ensaios das orquestras e dos corais no instituto já estavam suspensas devido à pandemia, a campanha “Tocando Juntos por Heliópolis”, vem arrecadando alimentos. Desde então, já foram arrecadados mais de 180 toneladas de alimentos em cestas básicas e R$ 332 mil em vales-alimentação.
“Nosso objetivo não é só ensinar música. O maestro [Baccarelli] não queria só ensinar música quando criou o instituto. A música é uma ferramenta para ajudar as pessoas. Então, nós tínhamos que entrar nessa frente social que era uma emergência”, disse o maestro Edilson Ventureli, diretor-executivo do instituto, que lembra que foi estimulado a promover a campanha de doações por um aluno que não havia se conectado à aula online e estava sem alimentos em casa. “Quando fomos falar com ele, disse que ficava dormindo, pois quando dorme não sente fome”, disse.
Na ocasião, a equipe do instituto fez uma compra emergencial para o aluno, que agradeceu e disse que podia dormir tranquilo sabendo que ao acordar teria o que comer. Com a certeza que outras famílias de alunos poderiam estar na mesma situação, foi lançada a campanha de doação.
E assim como as famílias dos alunos, o próprio Baccarelli também passa por dificuldades financeiras. Como é uma instituição sem fins lucrativos, não conseguiu os patrocínios para manter toda a sua estrutura. Devido à pandemia, conseguiu apenas 15% da verba necessária para o orçamento anual. Corte de despesas, redução de salários e de jornada dos funcionários foram algumas das medidas urgentes. “Estamos batalhando para conseguir financiamento, mas está complicado porque agora não estamos fazendo concertos. O problema é que fazemos parte de uma rede de assistência que se quebrar o estado não vai ter condições de suprir”, afirmou o maestro.
Quem quiser fazer contribuições para a campanha “Tocando juntos por Heliópolis” pode levar as doações de alimentos pessoalmente à sede do Instituto Baccarelli, na estrada das Lágrimas, 2.317, de segunda à sexta-feira, das 9h às 13h.
Quem for de carro, pode entrar pelo estacionamento, onde funcionários de luvas e máscaras retiram as doações, sem que as pessoas saiam do veículo. Já para quem preferir fazer doações em dinheiro, o Instituto Baccarelli mantém contas correntes em quatro instituições bancárias, além de aceitar transferência digital via paypal. Os dados bancários estão na página da instituição.