Grupo Rocambole leva música e teatro ao Parque da Independência
O Parque da Independência receberá, no sábado (8), às 14h, uma apresentação livre do espetáculo DO SAMBA AO ROCK ‘N’ ROLL, do Grupo Rocambole de teatroYmúsica, que tem como pontapé inicial o processo de criação de uma música e a consequente diversidade de estilos e gêneros musicais.
Com foco na infância e juventude, mas realizado para todas as idades, a montagem cênica musical – textos e direção de Geovane Fermac e direção musical de Vinicius Maganha – fará apresentações em outros parques pela cidade.
No palco, os atores e músicos Carol Guimaris (flauta e sax), Douglas Alonso (bateria e percussão), Geovane Fermac (baixo), Samira Regina (voz e trombone) e Vinicius Maganha (voz, guitarras e cavaquinho) executam ao vivo 11 músicas originais. O espetáculo conta com orientação artística de Hélio Ziskind (músico e compositor), Fábio Henriquez (ator, cantor e diretor teatral, fundador da Barca dos Corações Partidos) e Maria Eugenia Tita (dançarina e pesquisadora das Danças Brasileiras).
Em DO SAMBA AO ROCK ‘N’ ROLL o “som” e o “silêncio”, elementos base da música, são dois ingredientes responsáveis pelos jogos criados com a plateia durante a apresentação. O elenco do Grupo Rocambole de teatroYmúsica mostra, durante o espetáculo, que é possível fazer música com objetos comuns e até mesmo com o corpo convidando o público presente a “brincar” junto. “A interatividade é o ponto de partida para apresentarmos outros arranjos e possibilidades musicais. Para isso executamos ao vivo diversos ritmos como o Rock, Pop, Forró, Baião, Marcha, Samba, Sertanejo, Tango, Bolero, Valsa, Rap e Funk”, adianta o ator e músico Geovane Fermac.
A dramaturgia de DO SAMBA AO ROCK ‘N’ ROLL desemboca na diversidade de estilos e gêneros musicais, levantando assim, uma conversa sobre as inúmeras diferenças e o respeito pelas escolhas. “Isso nos permite fazer um paralelo entre a música e a gente e, mesmo que uma música seja diferente, ela não é melhor e nem pior que a outra, ela só é diferente, assim como a gente”, explica o músico Vinicius Maganha.
O espetáculo cênico musical é parte da pesquisa do Grupo Rocambole de teatroYmúsica sobre a criança e o ser brincante. “Buscamos mostrar de forma lúdica os estilos musicais e suas diferenças fazendo um paralelo com as pessoas, que mesmo sendo iguais são diferentes e que o respeito pelo outro é fundamental para um convívio saudável e harmonioso”, pontua Geovane.
Sobre o Grupo Rocambole de teatroYmúsica
Apesar de ser fundado em 2020 como um núcleo de pesquisa em linguagens artísticas com o objetivo de trazer o teatro na sua essência criativa e poética e unir, ou jamais dissociar, a música que é popular e culturalmente do povo, as relações de amizade entre os componentes do coletivo são de longa data.
O Parque da Independência está localizado na Av. Nazaré, s/n.