Grupo de voluntários da V. das Mercês se reúne para ajudar moradores de rua
Toda quinta-feira à noite um grupo de amigos se reúne na cozinha de uma casa na Vila das Mercês, para preparar um jantar. Podia ser só mais um programa de lazer, mas a refeição cheirosa e fresquinha tem destino certo: a comida é embalada com uma fruta e um suco para ser distribuída a dezenas de moradores de rua.
A cena se repete há cinco semanas, e desde então, a ação já alimentou cerca de 500 pessoas. O número de marmitas varia conforme a quantidade de doações que vem através de amigos e familiares, mas a meta do projeto é de 100 “quentinhas” por semana.
O cardápio varia, feijão, arroz, legumes e macarrão. “Montamos o cardápio e vamos atrás de doações. O que falta a gente completa”, explica Carolina de Souza, uma das voluntárias.
Além de alimentos, o grupo também doa roupas, cobertores e produtos de higiene para os moradores. Segundo os voluntários, há uma grande dificuldade em conseguir roupas de homens. “Com a chegada do inverno a situação fica mais crítica nas ruas. A necessidade de cobertores e roupas de frio triplica. A maior parte dos moradores de rua são homens e infelizmente temos dificuldade em conseguir doações de roupas masculinas”, conta Carol.
Uma palavra muito usada pelos voluntários para definir o trabalho no projeto é “paixão”. “A pessoa doa o que tem. Tem gente que doa dinheiro, outros alimentos, roupas e alguns o seu tempo. Tudo é bem-vindo”, contou o grupo. “O que mais nos motiva é a hora em que a gente entrega a marmita e vê a felicidade da pessoa. Quando ela abre, vê a comida, dá um sorriso e agradece, é a melhor parte”, finaliza o grupo. Quem tiver interesse em colaborar com a iniciativa doando roupas, cobertores, produtos de higiene ou alimentos, pode entrar em contato pelos números (11) 94337-8676 / 99588-2014.