Após número de internações por conta do coronavírus aumentar três vezes mais nas últimas semanas, o Governo de São Paulo anunciou a criação de 700 novos leitos (foto) específicos para combater o vírus. A iniciativa acontecerá até o dia 6 de fevereiro, quando uma nova avaliação sobre o número de casos será realizada.
Desse total de 700 novos leitos, 266 serão de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outras 434 de enfermaria. Os leitos serão instalados em diversas regiões de São Paulo. Além da Capital, as cidades de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté também receberão os leitos.
Os números preocupam o Governo do Estado. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 67,4% no estado e 72,3% na região metropolitana da capital. A ocupação de leitos de enfermaria foi de 68,2% no estado e 77,2% na Grande São Paulo.
O mês de janeiro despertou o sinal de alerta nas autoridades governamentais e nos postos de saúde. Apenas nas primeiras semanas do mês em 2022, o número de pacientes com Covid que foram internados em UTI cresceu 194%. A média de infectados subiu de 1052 para 3093, fazendo assim com que a criação de novos leitos fosse inevitável.