AconteceDestaqueMatéria

Frei Fábio se despede da Paróquia Nossa Senhora das Dores

Natural de Goiânia, Goiás, Fábio Luiz Maria Ribeiro, ou Frei Fábio, que há onze anos está como Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores do Ipiranga, se despedirá dos diversos amigos que fez no local sagrado com a sensação de “dever cumprido”.

Durante os onze anos em que ficou na Nossa Senhora das Dores, o Frei conta que passou por dois grandes desafios, um espiritual e outro material. Em relação à espiritual, foi ele que criou, por exemplo, várias pastorais e grupos de jovens da Paróquia, levando os fiéis à casa Santa.

No campo material, foi Fábio quem reformou e reestruturou toda a Igreja, com muitas benfeitorias, como o restauro no Presbitério, troca de bancos, de altar, da dimensão do patamar onde fica Nossa Senhora aos Pés da cruz, restauração da pintura interna da Igreja, troca dos vitrais interiores, além de outras ações que beneficiaram a Paróquia.

“Eu digo que eram os dois desafios principais. Restaurar a Igreja materialmente, porque infelizmente, realmente, estava uma sucata. Destruída. Então, o primeiro desafio, era restaurar a Igreja e o segundo desafio era restaurar o lado espiritual”, contou Fábio, alegando a falta de instrumentos, antes, na Paróquia para fomentar a fé e levar “o rebanho de volta à Igreja.

“Hoje, o rebanho está presente na Igreja, as missas são bem participativas aos domingos e também na Missa de São Peregrino. Criamos a Missa do Sagrado Coração de Jesus, essa devoção tão linda, que não tinha, fizemos a Missa da Família às quintas-feiras e uma vez ao ano nós fazemos o cerco de Gericó. Então trouxemos as pessoas de volta para a Igreja”, contou ainda o Frei.

Foi ele, também, quem fundou a Capela de São Peregrino, que hoje, é o segundo Padroeiro da Paróquia. Inclusive, ele foi o pioneiro a solicitar e conseguir um veículo paroquial para que pudesse realizar suas diversas missões fora da Igreja, como orações em hospitais.

Atualmente, estão sendo finalizadas as reformas do restaurante da Paróquia. Obras, solicitadas e idealizadas também por ele, que nunca mediu esforços para tornar o local cada vez mais apto e vigoroso para que os fiéis pudessem frequentá-lo e honrá-lo.

“É com muita alegria que fiz esse trabalho. Ter restaurado a Igreja nestes dois sentidos [espiritual e material] e agora eu vou embora com o sentimento de dever cumprido. Por isso que eu digo que os desafios foram muitos, mas a alegria de superar os desafios, foi maior”, completou o Frei Fábio.

A partir do próximo ano, após eleito como Vice Provincial em novembro, sua missão na Igreja será em Caruaru, no Pernambuco, onde atuará como Prioco Conventual da comunidade, Ecônomo formador do professado e do esprantado e conduzirá uma comunidade.

Ele atuará, também, na Província, como Vice Provincial, onde diversos encontros e visitas às Paróquias e comunidades acontecerão. Segundo ele, a nova missão é “um novo desafio.

Na Nossa Senhora das Dores, o sentimento daqueles que ficam será de saudade e gratidão, por tudo o que o Frei Fábio fez pela Paróquia. “O Frei é uma pessoa muito dedicada à Paróquia, firme nas decisões dele, trabalhou bastante e fez muito”, contou Márcia Felipe, assistente administrativa há 24 anos, que acompanhou Fábio desde o início.

Ao ser questionada se o Frei Fábio faria falta, não pensou duas vezes ao afirmar: “com certeza!”.

No dia 28 de janeiro, às 10h, uma célebre Missa em Ação de Graças acontecerá na Nossa Senhora das Dores em despedida oficial do Frei Fábio Ribeiro e todos os devotos, fiéis e amigos dele estão convidados a participar.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo