Festival Literário acontecerá em sebo do Ipiranga
A primeira edição do Festival Literário Arena da Palavra toma conta da cidade de São Paulo durante todo o mês de julho, para o prazer dos leitores e apaixonados por cultura principalmente os admiradores de livrarias de rua. No dia 29 (domingo), o Sebo Pura Poesia, localizado na Costa Aguiar, 1112, participará do evento. Além do local, mais 19 livrarias serão contempladas.
Nessa primeira edição, a curadoria desenhou para cada livraria uma proposta de evento com dois convidados. Um deles será um autor-livreiro que irá à livraria e escolherá livros e autores que estão nas prateleiras. A partir disso o livreiro poderá conduzir um debate sobre as obras e as obras do autor. O segundo convidado irá fazer uma leitura inicial, uma poesia ou atividade para introduzir a mesa. Como uma orelha de livro que nos conduz a participar.
A programação abre para público em geral no dia 7 de julho e segue até dia 30 de julho. O sebo Pura Poesia contará, dia 29, com participação especial de Amara Moira e Celso Suarana. O circuito literário agrupa mais de 80 artistas em uma programação de atividades inspiradoras, como lançamentos de livros e debates sobre temas do mercado literário.
O evento tem idealização do produtor cultural Marcelo Sollero, diretor do Polo Cultural, que assina a curadoria ao lado do escritor pernambucano Marcelino Freire (Balada Literária), da editora Cecilia Arbolave (da Lote 42 e fundadora da Banca Tatuí) e de Claudiney Ferreira (Certas Palavras).
Com homenagens ao escritor, autor, ator, diretor de teatro e jornalista Plínio Marcos, à livreira Cida Saldanha (na atividade há mais de 35 anos, quase três décadas na Livraria da Vila) e à editora Gita K. Guinsburg (co-fundadora da Editora Perspectiva, 87 anos, ), o Festival Literário Arena da Palavra receberá, entre outros convidados, Sony Ferseck Wei (poeta, do povo Macuxi, de Roraima, mestre em Literatura, Artes e Cultura Regional) e PC Marciano (da Editora Gráfica Heliópolis), que receberão o Prêmio Primeiras Impressões.
Com produção do Polo Cultural, o festival pretende aquecer o circuito/cenário das pequenas empresas do universo do livro. A ideia é fortalecer as independentes, principalmente as livrarias de rua, de pequeno porte. Busca-se valorizar a diversidade literária e promover o acesso à cultura, proporcionando aos leitores uma experiência enriquecedora e diferenciada. Para viabilizar esta programação, as livrarias receberão pequeno aporte de recursos proveniente de emenda parlamentar.
Sobre o conceito de autor-livreiro, Marcelo Sollero diz que “foram convidados autores de livros para visitar as livrarias e escolher dentro de seus acervos os livros de que eles gostam. E a partir daí abrir para debater. Esperamos que o festival tenha o poder de ajudar a impulsionar o crescimento do mercado editorial dos independentes, fomentando a cultura e incentivando a formação de leitores”, afirma Sollero. Cecília Arbolave considera que a primeira edição de um evento literário do porte do Arena da Palavra traz um misto de desafio e otimismo. “Uma das características mais fortes desse festival é acolher diferentes pontos do ecossistema do livro, começando pelas escritoras e escritores, passando por editoras, chegando nas livrarias e, claro, envolvendo o público leitor. Estimular as pessoas a visitar e descobrir livrarias é cada vez mais necessário, especialmente diante da voracidade digital. Ao colocar as livrarias de rua como palco de conversas, de leituras e de encontros, reforça a importância desses espaços para evidenciar a dimensão humana da cidade. ”
Arbolave norteia seu trabalho no projeto pela busca da pluralidade, “autoras e autores com uma voz forte na literatura, sempre trabalhando em sintonia com meus parceiros curadores, Marcelino Freire, Claudiney Ferreira e Marcelo Sollero”.
It’s in point of fact a nice and useful piece of information. I am satisfied that you shared this useful information with us.
Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.