Após os últimos anos pandêmicos, em 2023, a Igreja de São José dos Religiosos do Sion, do Ipiranga, que fica na Rua Brigadeiro Jordão, 560, retomará as atividades sem restrições e a expectativa é de casa cheia. Ano passado, os devotos já haviam retomado às comemorações presenciais, mas em um momento em que a pandemia ainda não estava tão controlada.
Em 2023, o tríduo de São José acontecerá a partir de quinta-feira (16), quando os fiéis poderão participar da missa das 19h, iniciando com a benção do óleo na celebração, pedindo pela cura e libertação daqueles que sofrem os males da depressão e das enfermidades do câncer. A expectativa é que neste ano aproximadamente 20 mil devotos compareçam às festividades.
Na sexta-feira (17), será o momento da Benção com o sal e a consagração das famílias ao coração de São José. Sábado (18), data que antecede o dia do Santo, às 15h, acontecerá a benção das velas em virtude dos voluntários da tradicional celebração.
Os festejos do domingo (19) começam com uma missa 6h da manhã e correm ao longo do dia com missas a cada hora e meia, bênçãos, os tradicionais bolo e cordão de São José, velas artigos religiosos, lírio de São José, barraca das moedas, salgados, bebidas e bolos decorados.
Todo o festejo está sendo coordenado pelo pároco, recém-empossado, Pe. Gilmar Souza da Silva, NDS. Natural de Teodoro Sampaio, São Paulo, que assumiu a paróquia no dia 26 de fevereiro, com um discurso direcionado à vida pastoral e seus votos de ordenação, mas com um capítulo especial à juventude da paróquia, a qual prometeu estar presente para sempre apoiar.
“É um sentimento de gratidão à Deus por participar deste momento tão importante. Além de Pároco da Paróquia São José, sou devoto do Santo há muito tempo. Diante de muitas dificuldades, eu recorria a ele, que sempre me valeu”, disse Padre Gilmar. “Sou grato também a esse povo que reconhece São José como pai e amantíssimo de Jesus, e a ele recorrem de suas aflições. Então, tenho esse sentimento de gratidão e esperança que São José nos provoca”, completou.
Em relação às expectativas para a festa deste ano, Gilmar disse estar motivado e esperançoso de que tudo vai dar certo. Para ele, o momento, além de comemorativo, será de gratidão. “As expectativas são as melhores possíveis.
Depois de dois anos de pandemia, momento sofrido que todo mundo vivenciou, nós estamos bem esperançosos para vivenciarmos esse dia de São José com alegria. Temos muito a celebrar, mas sobretudo muito a agradecer a São José.
Esse tempo de pandemia nos aquietou um pouco, mas agora estamos muito mais fervorosos do que antes”, contou o Padre.
Programação completa festejos à São José
Quinta-feira (16), 19h – Missa da cura e libertação;
Sexta-feira (17), 19h – Benção do sal e a consagração das famílias ao coração de São José;
Sábado (18), 15h – Benção das velas em virtude dos voluntários da tradicional celebração;
Domingo (19) – Missas às 6h; 7h30; 9h; 10h30; 12h; 14h; 15h30; 17h; 19h – Missa Solene seguida de Procissão.
Tradicionais barracas: Lino de São José; Artigos Religiosos; Bolo de São José; e Saquinho de Moedas.
Barracas de comidas: Churrasco, Cachorro-quente, Bolo de São José, Bolos decorados, Salgados, Bebidas, Churrasco, Artigos religiosos, Lírio de São José, Velas e Moedas.