O governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas assinou nesta quarta-feira (18) o decreto no qual a Escola Técnica Estadual (Etec) de Heliópolis passará a se chamar Etec Heliópolis – Arquiteto Ruy Ohtake. A ocasião também marcou a entrega das obras de revitalização do espaço, em que foram investidos mais de R$ 1,1 milhão.
O novo nome homenageia o autor do projeto da escola, falecido em novembro de 2021, aos 83 anos. O projeto arquitetônico de Ruy integra o Centro de Convivência Heliópolis.
“Estou aqui hoje representando a família e quero agradecer muito ao governo do Estado de São Paulo, à Secretaria, à Professora Laura, que foi uma grande entusiasta de fazer uma arquitetura interessante”, expressou Ricardo Ohtake, irmão do idealizador do projeto.
Luara Laganá, mencionada por Ricardo em sua fala, é diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS) e também discursou no evento, engrandecendo o trabalho feito por Ruy para construção da Etec, destacando a presença da família Ohtake no evento.
“Estou muito feliz de estar aqui junto com vocês para inaugurarmos essa obra de revitalização da escola. Ficou muito bonita. Mas principalmente estarmos juntos para prestar uma justíssima homenagem ao arquiteto Ruy Ohtake, que a partir de hoje, passa a ser oficialmente o patrono dessa escola”, destacou ela.
Tarcísio frisou que a palavra para o momento era “gratidão” à Ohtake, pelo trabalho feito no local. “A palavra que eu escolhi para este evento é “gratidão” à obra, ao trabalho, toda dedicação desse grande arquiteto, grande gênio, chamado Ruy Ohtake”, afirmou o governador.
Alunos, professores e diretores da Etec Heliópolis – Arquiteto Ruy Ohtake estiveram presentes no evento e, animados, se encantaram com uma apresentação do Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli.