Espetáculo circense marca Virada Sustentável
Uma série de atividades culturais e artísticas voltadas para a sustentabilidade movimentou o final de semana (24 e 25), na região, durante a Virada Sustentável 2019.
O ponto de encontro da nona edição do evento foram os Centros Educacionais Unificados (CEUs) do bairro, que receberam o público durante os dois dias.
No CEU Parque Bristol o graffiti mostrou elementos da vida terrestre para que as pessoas possam refletir sobre a existência no planeta. O Centro também abrigou a oficina de cosméticos naturais. Durante a oficina o convidado aprendeu a produzir alguns cosméticos com ingredientes naturais e veganos. As crianças participaram dos contos para a primeira infância.
Já no CEU Meninos, a diversão ficou por conta da intervenção Circense da Cia Carolipa e Bartô de Circo e Teatro. Os palhaços da Cia circularam por todo espaço interagindo com o público. Intervindo com música, mágicas, poesia, brincadeiras e muito diversão, para todas as idades.
Simultaneamente, o Grupo A JACA EST da Cooperativa Paulista de Teatro narrou as lendas de tribos indígenas de várias regiões do país.
A Oficina Compostando foi um sucesso no CEU Heliópolis . A intervenção despertou o público para os problemas associados ao despejo de resíduos orgânicos nos aterros sanitários. “São toneladas e toneladas de lixo, em grandes pilhas que ocupam espaço, geram mau cheiro e podem contaminar o solo”, afirmaram os voluntários.
Uma experiência lúdica de sensibilização de crianças e jovens em relação à importância da água foi oferecida pela Cia. Pé do Ouvido, na narração de três histórias populares, de diferentes cantos do planeta, nas quais a água ou a falta d’água foram o tema central. Durante as narrativas, o público foi convidado a participar por meio de perguntas e ações que ajudavam a construir o enredo.