Acontece

Doria vistoria obras do Museu do Ipiranga

O Governador João Doria visitou o Museu do Ipiranga e vistoriou às obras de restauro que tiveram início em outubro de 2019. Mesmo com a pandemia, os trabalhos não foram interrompidos e 25% do restauro foi concluído até o momento, com marcos significativos, como a conclusão da restauração da famosa tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo.
“Um orgulho para São Paulo, um orgulho para o Brasil, termos o seu principal e maior museu inteiramente recuperado para as celebrações dos 200 anos da nossa independência”, afirmou Doria.
No atual estágio das obras, o telhado está passando por reparos para instalação de uma nova área de exposições. Com a reforma, o Museu ganhará 6.800 m2 de área, o que possibilitará receber exposições temporárias, inclusive internacionais, pois seguirá rigorosos parâmetros de climatização.
As obras no telhado consistem na retirada de todo o seu material original – madeira e cobre. Após serem restauradas em oficinas que funcionam no local, essas mesmas estruturas serão reinstaladas, preservando a memória do edifício. Em cima desse novo telhado também será construído um mirante.
Sob ameaça de desabar, dada as precárias condições que se encontrava, e fechado para reforma desde 2013, o Museu, mesmo com as portas fechadas, seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP).
O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
As obras de restauro iniciaram em outubro do ano passado e a expectativa é que seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

Artigos relacionados

16 Comentários

  1. Hi there would you mind stating which blog platform you’re working with?
    I’m going to start my own blog in the near future but I’m
    having a tough time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different
    then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!

  2. құтқарылудан дұға ету, робинзон
    крузо қазақша кітап рахметова қазақ тілін оқыту әдістемесі, арнайы
    мектепте қазақ тілін оқыту
    әдістемесі көмей анатомиясы, жұтқыншақ аурулары астана қаласы алматы аудандық соты адрес, реквизиты алматинского районного суда астаны

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo