Dom Carlos é nomeado bispo do Ipiranga
O Ipiranga tem um novo representante episcopal. O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, nomeou o Bispo Auxiliar Dom Carlos Lema Garcia, como Vigário Episcopal para a região. O religioso assumiu oficialmente a região que conta com 37 paróquias no dia 1º de janeiro de 2020.
Nascido em São Paulo, em 1956, Dom Carlos Lema Garcia incorporou-se à Prelazia do Opus Dei aos 18 anos. Participou da equipe de apoio para a visita pastoral ao Brasil de São Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei, a quem conheceu pessoalmente. Graduou-se em Direito Civil pela Universidade de São Paulo em 1979. Iniciou os cursos de filosofia e teologia no Studium Generale da Prelazia do Opus Dei no Brasil e concluiu os estudos de teologia entre os anos 1983-1984, no Seminário Internacional da Prelazia do Opus Dei em Roma.
Recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de Santo Padre João Paulo II, na Basílica de São Pedro em Roma, no dia 2 de junho de 1985, juntamente com um numeroso grupo de diáconos. De 1983 a 1987 conviveu com o primeiro Bispo Prelado do Opus Dei, D. Álvaro Del Portillo.
Obteve o Doutorado em Teologia Dogmática em 1987, em Roma, no Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz, hoje Pontifícia Universidade da Santa Cruz, com a tese: “A Santíssima Trindade – origem, exemplar e fim da Igreja – no Concílio Vaticano II” (1991). Publicou uma obra de espiritualidade com o título “A filiação divina”, pela Editora Quadrante, em 2002.
Ingressou como professor do Studium Generale da Prelazia do Opus Dei em 1985. Desde 1998 é professor Extraordinário de Teologia Moral e Teologia Espiritual da unidade escolar.
Dom Carlos afirma que acolhe a nova missão com alegria. “Quando dizemos ‘sim’ ao Papa para servirmos à Igreja, desejamos fazê-lo como a Igreja deseja. Por isso, se nos é confiada uma nova tarefa, aceitamos com alegria”, disse.
O vigário explicou, ainda, que continuará à frente do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade e ressaltou que o novo encargo será uma oportunidade de enriquecimento em seu ministério episcopal.
“Nós sabemos que o Bispo Auxiliar fica por um certo período na Arquidiocese até ser nomeado para pastorear uma Diocese. Como até o momento, eu acompanhei mais diretamente as escolar e universidades, agora será a oportunidade de me dedicar ao trabalho em uma região episcopal, ter maior contato com o clero e o povo das paróquias. É uma preparação para estar mais disponível para servir a Igreja quando ela precisar em chamar”, afirmou.
O religioso destacou a importância do clero, religiosos e os muitos fiéis leigos. “Conto muito com o apoio de todos para continuar servindo à Igreja em São Paulo. Não fazemos nada sozinho”, concluiu.
Seu antecessor, Dom José Roberto Fortes Palau foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo da Diocese de Limeira (SP).
I like this site – its so usefull and helpfull. Indapamid Actavis mit oder ohne ärztliche Verschreibung