Acontece

Dom Carlos é nomeado bispo do Ipiranga

O Ipiranga tem um novo representante episcopal. O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, nomeou o Bispo Auxiliar Dom Carlos Lema Garcia, como Vigário Episcopal para a região. O religioso assumiu oficialmente a região que conta com 37 paróquias no dia 1º de janeiro de 2020.
Nascido em São Paulo, em 1956, Dom Carlos Lema Garcia incorporou-se à Prelazia do Opus Dei aos 18 anos. Participou da equipe de apoio para a visita pastoral ao Brasil de São Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei, a quem conheceu pessoalmente. Graduou-se em Direito Civil pela Universidade de São Paulo em 1979. Iniciou os cursos de filosofia e teologia no Studium Generale da Prelazia do Opus Dei no Brasil e concluiu os estudos de teologia entre os anos 1983-1984, no Seminário Internacional da Prelazia do Opus Dei em Roma.
Recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de Santo Padre João Paulo II, na Basílica de São Pedro em Roma, no dia 2 de junho de 1985, juntamente com um numeroso grupo de diáconos. De 1983 a 1987 conviveu com o primeiro Bispo Prelado do Opus Dei, D. Álvaro Del Portillo.
Obteve o Doutorado em Teologia Dogmática em 1987, em Roma, no Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz, hoje Pontifícia Universidade da Santa Cruz, com a tese: “A Santíssima Trindade – origem, exemplar e fim da Igreja – no Concílio Vaticano II” (1991). Publicou uma obra de espiritualidade com o título “A filiação divina”, pela Editora Quadrante, em 2002.
Ingressou como professor do Studium Generale da Prelazia do Opus Dei em 1985. Desde 1998 é professor Extraordinário de Teologia Moral e Teologia Espiritual da unidade escolar.
Dom Carlos afirma que acolhe a nova missão com alegria. “Quando dizemos ‘sim’ ao Papa para servirmos à Igreja, desejamos fazê-lo como a Igreja deseja. Por isso, se nos é confiada uma nova tarefa, aceitamos com alegria”, disse.
O vigário explicou, ainda, que continuará à frente do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade e ressaltou que o novo encargo será uma oportunidade de enriquecimento em seu ministério episcopal.
“Nós sabemos que o Bispo Auxiliar fica por um certo período na Arquidiocese até ser nomeado para pastorear uma Diocese. Como até o momento, eu acompanhei mais diretamente as escolar e universidades, agora será a oportunidade de me dedicar ao trabalho em uma região episcopal, ter maior contato com o clero e o povo das paróquias. É uma preparação para estar mais disponível para servir a Igreja quando ela precisar em chamar”, afirmou.
O religioso destacou a importância do clero, religiosos e os muitos fiéis leigos. “Conto muito com o apoio de todos para continuar servindo à Igreja em São Paulo. Não fazemos nada sozinho”, concluiu.
Seu antecessor, Dom José Roberto Fortes Palau foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo da Diocese de Limeira (SP).

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo