Diretor do HSPM é exonerado após denúncias
Antônio Moreno, superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), localizado na rua Castro Alves, 60, na Aclimação foi exonerado na sexta-feira (12), após denúncias de problemas estruturais no prédio.
O Ministério Público do Estado de São Paulo também anunciou que vai pedir que a vigilância sanitária fiscalize o HSPM. Há pelo menos dois anos, a unidade demanda reformas, conforme aponta uma auditoria.
A unidade de saúde vai completar 60 anos não tem o que comemorar. O hospital tem setores inoperantes por más condições na estrutura, com centros cirúrgicos interditados por infiltrações, alagamentos por goteiras e até baratas em panelas. Os problemas são antigos. Entre setembro e outubro de 2016, uma equipe de auditores já havia produzido um relatório com 53 páginas e entregado à Prefeitura de São Paulo.
Entre os problemas apontados e que persistem estão o atendimento de pacientes nos corredores, infiltrações, leitos vazios e folhas de frequência em branco com faltas sem justificativa.
A unidade localizada no bairro da Aclimação e mantida pela prefeitura recebe 500 mil pacientes por ano, que buscam atendimento para uma das 37 especialidades oferecidas.