Beleza & Estética

Cuidando da beleza e saúde das pernas

Cuidar da beleza das pernas é tão importante quanto cuidar da saúde delas. E uma das maiores ameaças é o surgimento de varizes. Os especialistas explicam que as varizes surgem por causa de problemas circulatórios. Há uma dilatação das veias responsáveis por levar o sangue de volta ao coração. Além de esteticamente feias, elas provocam dores, inchaço e formigamento.

As varizes costumam surgir por volta dos 30 anos de idade e também atingem os homens, porém em menor número. Entre as causas mais frequentes estão a hereditariedade e a gravidez. Quem trabalha muito tempo em pé, ou sentado, também é candidato a desenvolver o problema. Por isso, o ideal é movimentar as pernas ou caminhar sempre que possível.

Ainda, segundo os especialistas, as varizes não surgem de um dia para outro. É preciso ficar atento aos sintomas; ao menor sinal delas, é melhor procurar um especialista. Quem tem casos de varizes na família deve adotar medidas preventivas. Não é indicado carregar peso em excesso ou fazer exercícios muito pesados, como musculação.

Uma boa medida é o uso de meias elásticas (sempre sob orientação médica, o que foi bom para sua tia nem sempre é bom para você), que não impedem o aparecimento de varizes, mas comprimem as veias e auxiliam no processo de diminuir a intensidade do problema, além de diminuírem a dor e o cansaço das pernas.

Muitas vezes torna-se necessária a intervenção cirúrgica. Isso acontece quando a dor, a sensação de peso nas pernas e o inchaço acabam interferindo nas atividades diárias do paciente ou quando se transformam num problema estético grave.

Também no caso de varizes, o melhor remédio ainda é a prevenção. Procurar exercitar-se sempre e a boa e velha caminhada ainda é a melhor opção. Faça isso regularmente; para ser eficaz, a caminhada tem que virar hábito.

As pernas também merecem tratamento vip no quesito hidratação da pele. Invista em cremes enriquecidos com ureia, por exemplo, e em ativos que promovam a firmeza e elasticidade da pele. De quebra, você aproveita para dar “um trato” também na pele dos pés.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo