Beleza & Estética

Cuidado com a água muito quente nos cabelos

Devagarzinho as temperaturas estão começando a cair em todo o Brasil e, como é inevitável, cada vez que o frio chega, aquele banho quente é sempre bem-vindo. Afinal, nada melhor do que um banho bem quentinho para esquentar o corpo. No entanto, a nossa pele e os nossos cabelos sentem os efeitos. Daí você está pensando, para que existem tantos hidratantes e cremes para pele e cabelos? Não é possível que estes não corrijam os estragos provocados pela água quente?

Mas, e se disserem que as temperaturas mais baixas são propícias para incrementar a queda dos cabelos? Dá até um arrepio, né? Não de frio, mas de “pavor” mesmo…

Estudos afirmam que a cada ano, a calvície feminina aumenta 10%. Normalmente caem, por dia, 100 fios. A anormalidade começa quando este número aumenta para 150. Este fato é comum principalmente nas pessoas que abusam do chuveiro com temperaturas mais quente durante o outono e o inverno.

O “pavor” aumentou? Continuam a explicação, os especialistas no assunto. Todos os anos o fato se repete, com a queda da luminosidade e com a chegada do frio é comum perder mais fios. Nessa época, com a diminuição do número de horas de sol, uma menor estimulação dos melanócitos, células que produzem melanina, tem baixa estimulação também para seu crescimento.

O uso frequente de chuveiro muito quente pode levar a formar bolhas na estrutura dos fios, que fazem os cabelos ficarem mais frágeis e resultam em sua queda ou quebra. Além disso, a dieta mais gordurosa e calórica, pobre em frutas, verduras e legumes que são fonte essencial de vitaminas e sais minerais tão importantes para manter os cabelos saudáveis, é grande fator de risco neste quadro.

Outros abusos são frequentes, o aumento do uso de cremes e leave-in que podem causar descamação e irritação do couro cabeludo. A utilização de secadores muito quentes ajuda a danificar ainda mais a estrutura capilar.

Mas, se você já percebeu que está sendo vítima da queda de cabelos, calma que tem remédio.

Uma avaliação correta é capaz de detectar a provável razão de queda e perda dos fios. É preciso também uma avaliação detalhada para checar os hormônios femininos e masculinos para considerar a alopecia androgênica, que começa com rarefação dos fios na parte superior do couro cabeludo, geralmente poupando as laterais. Uma vez descoberta à causa, inicia o tratamento corrigindo alterações apresentadas. As principais tecnologias disponíveis para evitar a calvície são:

– Suplementação vitamínica para estimular e fortalecer os fios; geralmente mix de Exsynutriment, silício orgânico que é responsável pela estruturação do fio, alguns aminoanoácidos como cistina, cistina, piridoxina e metionina, vitaminas como biotina entre outros. Se existir alguma carência de nutrientes detectado nos exames, será acrescentado à formulação.

– Intradermoterapia: aplicações semanais num total de 6 a 8 sessões onde se aplicam silício, biotina D Pantenol, entre outros agentes; através de uma pequena agulha são feitas várias puncturas com aplicação de pequenas doses em cada ponto.

– LED (laser de baixa voltagem) que atua reduzindo a inflamação do couro cabeludo; infravermelho que estimula e fortalece o crescimento do fio; e a luz azul que tem o efeito de diminuir a oleosidade. Estes procedimentos são realizados em sessões, uma ou duas vezes por semana, geralmente perfazendo um total de oito a dez sessões.
– Loções de uso domiciliar: são várias à base de 17 alpha estradiol, minoxidil, agora na forma de mouse ou espuma, cosmeticamente mais agradável e que podem ser utilizadas durante o dia. Nesta composição também entram alguns extratos vegetais.
– Shampoos: Contribuem muito com casos de dermatite seborreica, controlando a descamação do couro cabeludo, mas não tem efeito significativo na prevenção ou recuperação da queda, pois permanecem pouco tempo em contato com os fios e/ou couro cabeludo.

Estes procedimentos devem ser adotados sempre sob a orientação de um profissional, ou seja, o médico dermatologista.

Voltando ao início, se você pretende prevenir-se contra a queda dos cabelos, cuidado na hora de lavá-los. Diante do exposto, parece mais prudente usar água não tão quente para lavar os fios. No inverno, pode ser difícil então uma saída é lavar os cabelos separadamente, depois tomar seu banho, com a temperatura da água a gosto. Bom não esquecer que água do banho muito quente também danifica a pele. Capriche na escolha do sabonete e do hidratante que deve ser usado logo após o banho.

Artigos relacionados

20 Comentários

  1. молитва царица моя преблагая пение слушать бесплатно в хорошем качестве
    родился 21 августа кто по знаку зодиака сонник
    язвы на руке, исламский сонник язвы на теле
    сонник фотографировать море четвёрка пентаклей совет от карт, четверка пентаклей да нет

  2. тренажер бубновского олх, тренажер бубновского купить чем хороша астана, где лучше учиться в астане и алмате теңге тәуелсіздік келбеті слайд, теңге туралы тәрбие сағаты планета электроники шымкент

  3. сапар намаз неше ракат, сапар намазда суннет окылама дерексіз сөздер мысалы,
    дерексіз зат есім 5 сөйлем курс доллара к тенге в 2000
    году, курс доллара в 2000 году в казахстане текст девушке, красивые слова девушке короткие

  4. кроссовки для тенниса, кроссовки для тенниса nike женские кара кыс ауылыма келгенде текст, домбырамды
    аламын скачать ремикс озинди табу, әлем менен басталады эссе қазақстандағы өндіріс,
    өндірістік салаларға нені жатқызамыз

  5. жарапазан балаларға, жарапазан
    аудио наркотест 2 полоски,
    наркотест алматы где пройти маслодел алматы директор,
    маслодел масло сливочное гендерлік мәдениеттің негізгі құндылықтары, гендерлік
    саясат слайд

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo