A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior – Gonzaguinha, está promovendo ações que envolvem caminhadas pelo bairro, com o objetivo de ensinar os estudantes sobre reivindicação de direitos.
Nesta quinta-feira (6), os estudantes do Ensino Fundamental I vão às ruas, em conjunto com o Centro de Educação Infantil (CEI) Margarida Maria Alves e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Otávio José da Silva Júnior, que são vizinhas à EMEF para a “Caminhadinha”, inspirada na Caminhada em Heliópolis.
Os estudantes do Ensino Fundamental II da EMEF Gonzaguinha, assim como a fanfarra da escola, também irão participar nesta sexta-feira (7).
Na Caminhadinha, as crianças vão para a rua reivindicar o direito de brincar. Os estudantes também fizeram cartazes, fantasias e gritos de guerra. A EMEF utiliza constantemente o parque do CEI, que é vizinho, o desejo das gestões é abrir um portão unindo as duas unidades. Com isso, foi feito um portão simbólico, por onde as crianças passaram durante a caminhada.
“Temos um Projeto Político Pedagógico que prima pelo protagonismo infantil em todas as etapas. Desde de pequenos ensinar eles a lutarem pelo que eles querem é exercitar o protagonismo infantil. Então indo para a rua reivindicar os seus direitos desde pequenos, eles aprendem isso”, disse Iraíde Ribeiro, coordenadora pedagógica da EMEF Gonzaguinha.
Os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF também realizarão uma caminhada.
As caminhadas visam conscientizar a comunidade sobre a importância dos direitos das crianças, dos jovens e adultos em processo de educação, além da promoção da paz. A comunidade é convidada a participar e apoiar a ação.