AconteceMatéria

Correios lança emissão postal em homenagem ao forró

Para homenagear o forró, os Correios lançaram a “Emissão Postal Série América – Arte – Forró”, bloco que também encerra o programa de selos de 2022. O lançamento faz parte da programação de comemoração dos 110 anos do Rei do Baião, Luiz Lua Gonzaga.
Classificado como supergênero musical, o forró reúne o xote, o xaxado, o baião e o arrasta-pé/pé-de-serra, e tem como base instrumental a sanfona (oito baixos), o triângulo e o zabumba. Duas linhas de pesquisa se apresentam em relação à origem do termo: a primeira, advinda da palavra “forrobodó”, que de acordo com o Dicionário Aurélio significa “arrasta-pé; farra; troça; confusão;
desordem – é muito defendida pelos acadêmicos. A segunda, sem
comprovação histórica, faz aposição às palavras inglesas “for all” (que em português quer dizer: “para todos”), mais popular entre forrozeiros e músicos.
Sobre o selo – Canções são pequenas histórias contadas em 3 ou 4 minutos. Através da ideia de “Forrobodó”, que significa tanto dança quanto confusão, foi criada a arte do Bloco, mostrando histórias que podem ser contadas e cantadas. O tema nordeste é intrínseco ao forró e no bloco aparece com vários elementos, como a serra que abriga o forró sob seus pés, o céu estrelado – remetendo às constelações da Bandeira Nacional, ao Rio São Francisco, cactos, entre outros. E ainda avança sobre o Sudeste, tendo Itaúnas/ES como um novo polo do forró. No selo, o trio “clássico” – o zabumba, o triângulo e a sanfona – mantém o forrobodó, tanto a música quanto a confusão, aceso.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo