O medo e a preocupação dos moradores do Condomínio Residencial Jardim Botânico, que fica na Av. Padre Arlindo Vieira, com a possibilidade de deslizamento de terra no terreno que beira o Córrego Jaboticabal e falta de cuidados com ele está prestes a ter fim. Isto porque, obras de canalização e para melhorar a segurança no local, finalmente, começaram.
Em novembro do ano passado, a equipe de reportagem do Jornal Ipiranga News noticiou o desespero dos moradores do condomínio. O terreno citado, chegou, inclusive, a desmoronar, colocando em risco a vida dos moradores.
De acordo com Antonio Oliveira Neves, encarregado das obras de canalização, as quais estão sendo realizadas pela empresa de engenharia Consitec, os serviços devem ser concluídos em torno de 60 dias.
No local onde houve desmoronamento, ainda segundo ele, será implantado um solo grampeado, técnica de reforço de solos nos quais se empregam inclusões semirrígidas no solo. A ideia é proporcionar mais segurança para os condóminos.
A limpeza do córrego, que vinha acumulando muita sujeira, como madeiras, tapumes e lixos de todos os tipos, também está sendo realizada pela empresa.
Luzinete Marques da Silva Mafra, moradora do condomínio já ouvida pela reportagem, está muito mais aliviada e, até mesmo, feliz com as obras de canalização do córrego. “Ouvir o motor das máquinas trabalhando é música para mim. Eles [encarregados] estão começando a trabalhar as 7 da manhã. Você já ouve o movimento das máquinas trazendo as pedras, o pessoal trabalhando”, explicou ela.
“Em uma semana, eu acredito que foi feito pelo menos uns 30m. Foi feita a canalização. Agora está andando, isso que importa. O sentimento é “só felicidade”, completa Mafra, elogiando a rapidez com que os serviços têm acontecido.
E não é de hoje que os moradores lutam para que providências sejam tomadas em relação ao córrego. Foram incontáveis as vezes que Maria da Graça, síndica do Jardim Botânico, cobrou a respeito.
Agora, com as obras, enfim, andando, ela fica mais sossegada e agradecida. “Até que enfim assumiram mesmo isso daqui e nos tão dando uma coisa boa. Nós somos contribuintes e temos direito. Agora parece que está indo mesmo [a obra]. As máquinas já estão fazendo um pedaço da canalização, então, o nosso sentimento, como o de todos os moradores daqui é de agradecimento”, expressou. “Até que enfim, depois de muita batalha a gente vai conseguir ter o sossego e voltar a ter uma paisagem digna”, afirma.
Tanto Luzinete quanto Maria, destacaram a importância do Jornal Ipiranga News na divulgação do problema, para que a atenção das autoridades públicas fosse despertada em busca de soluções.