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Comércio espera crescimento de 15% nas vendas de Natal

Dezembro chegou e com ele, lojas, shoppings e o comércio de rua se preparam para um fim de ano com expectativa de retomada depois de mais de sete meses desafiadores e de incertezas, consequências da pandemia da Covid-19. Para os próximos dias, a expectativa é de aquecimento na economia.
Para Wagner Mello, proprietário de uma loja de moda feminina, mesmo com a capital sendo no momento o atual epicentro da pandemia, a chegada do fim do ano é uma oportunidade de retomada no comércio, tanto por causa das festas de fim de ano quanto por causa da temporada de verão. “Somos a favor e estamos incentivando nossos amigos empresários também desde já a enfeitar as lojas e a programar os próximos dias que, esperamos, devem servir para recuperar um pouco do prejuízo causado pelo fechamento”, comenta Mello.
Sobre a expectativa de vendas, os lojistas trabalham com crescimento de 15% em comparação com o mesmo período de 2019. Além disso, linha branca, móveis, decoração e eletroeletrônicos são grandes apostas.
Antônio Alves, gerente comercial de uma loja de varejo explica que, a reabertura das lojas, mesmo com os procedimentos de segurança, tende a aumentar o movimento nessas últimas semanas que antecede o Natal. “Temos muitos trabalhadores e muitas pessoas que tiveram o 13° reduzido. Mesmo assim, como temos uma demanda reprimida, a expectativa é muito favorável. Torcendo realmente que isso aconteça para ajudar a fechar um ano que foi muito difícil para todos”, afirmou Alves.
Outra expectativa para data é a ampliação das vagas de emprego. “Muitos trabalhadores estão confiantes nessas vagas extras. O pior de toda esta crise já passou. Temos que continuar nos protegendo, mas agora é hora de pensarmos nas estratégias para tomarmos fôlego e fazermos um 2021 de muito trabalho positivo”, considera o gerente.
“Não temos a pretensão de recuperar sete meses de pandemia nestes dois que restam pra acabar o ano, porém já percebemos uma melhora gradativa dos resultados desde setembro”, diz Mello.
Diante das mudanças no comportamento de consumo trazidas pela Covid-19, a expectativa é que o Natal seja mais digital neste ano.
Na loja de games do empresário Gustavo Rosini, nos últimos meses, ele tem apostado nas vendas pelas redes sociais. “A ideia foi criar uma alternativa para sobreviver na pandemia, e a experiência tem dado muito certo. Pretendo investir na loja física, mas nesse Natal, acredito que o lucro maior virá das vendas online”, afirmou o empreário.

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