Matéria

Cisplatina, do campo para a mesa

 

Um pouco de História não faz mal a ninguém, não é mesmo? O Uruguai, um vizinho de dimensões reduzidas e de solo farto em minérios (prata, por exemplo), já fez parte do território brasileiro. Pertenceu por quatro anos (1821-1825) ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e posteriormente Império do Brasil, sob o comando de Dom João VI. A região chamava-se Província Cisplatina – ou, trocando em miúdos, “aquém do Rio da Prata”. Teria lógica ligar esse fato histórico a um fato esportivo? Aparentemente, não, mas 107 anos após a tomada de um território desejado também pela Argentina, alguns ipiranguistas fizeram a ligação. Eles costumavam se reunir à noite em uma localidade conhecida à época como Valo, atual rua Padre Marchetti, próximo à avenida Nazaré, para acertar detalhes da formação de um time de futebol. Foi assim que em 21 de abril de 1928 nasceu o Cisplatina Futebol Clube, uma das agremiações mais antigas do Ipiranga.

O grupo era formado por 36 jovens estudantes, todos apaixonados por futebol, e não se sabe exatamente de quem foi a ideia de batizar o time de Cisplatina. Sabe-se apenas que todos concordaram de imediato em prestar uma homenagem à Província Cisplatina. Os irmãos Flávio, Sílvio e Higino Oliani estavam presentes, assim como João Piva, Raul Della Lata, Sebastião Rodrigues, Ângelo Paula Sitta, Cândido Schiezzari e Fausto Borgestti. As cores do clube já haviam sido escolhidas: vermelho e preto, com finas listras brancas.

O bairro tinha características rurais, com o predomínio de chácaras e sítios, e uma população de cerca de 20 mil habitantes. As ruas eram de terra batida, a iluminação pública ainda era com lâmpadas de óleo de baleia, implantadas no século 19, e as poucas casas eram distantes umas das outras. Os meios de transporte dos primeiros moradores (quase todos operários das fábricas da região) eram os bondes e a bicicleta.

Foi nesse cenário que, em 1931, o Cisplatina deu os primeiros passos rumo à fama entre os clubes, ainda na categoria amador. A fase profissional teve início em 1945, após a fusão com o Clube Esportivo América. A praça de esportes ficava entre as ruas Brigadeiro Jordão e Bom Pastor, local atualmente ocupado por casas, prédios e pontos comerciais. Diretores, sócios e simpatizantes ainda se recordam da força do Cisplatina nas quatro linhas. Entrava para ganhar nas competições e, pode-se dizer, participou de todos os campeonatos importantes promovidos em São Paulo.

Jeferson é sócio há 50 anos

O comerciante Jeferson Cincotto, de 63 anos, está pela segunda vez à frente do Cisplatina e não esconde a afeição ao clube. “É um orgulho enorme ser presidente do Cisplatina”, diz ele. “Sou sócio há mais de 50 anos e tenho um carinho muito grande, um amor pelo Cispla. Falo em meu nome e de todos os ex-presidentes, é muito importante poder fazer alguma coisa pelo clube, pois temos a mesma dedicação e atenção pela entidade. Tudo o que a gente faz é pelo bem do Cispla”, observa Jeferson, acrescentando: “Serei cisplatinense até o dia em que Deus permitir”. Quanto à importância da agremiação para o esporte no bairro, ele é categórico: “Tenho certeza de que o Cisplatina teve e tem muita representatividade”.

Um time respeitado

O sonho dos jovens estudantes se realizou e, rapidamente, o Cisplatina se tornou respeitado pelos adversários, não só os da região, mas de toda a cidade. Acumulou vitórias e troféus e, aos poucos, diversificou as modalidades esportivas. Montou equipes de futebol de salão, nas categorias infantil, juvenil, principal e veteranos; basquete masculino e feminino; natação; bocha e, mais recentemente, futebol de mesa, anteriormente chamado de “jogo de botão”. A Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM) está instalada na sede da agremiação.

As atividades do futebol foram encerradas em 1950, não sem antes revelar atletas como o atacante Petronilho de Brito, irmão de Valdemar de Brito, o descobridor de Pelé.

Patrimônio bem cuidado

A sede do Cisplatina, entre as ruas Brigadeiro Jordão e Costa Aguiar, tem 1,8 mil metros quadrados, bem cuidados pela diretoria. Ela dispõe de um salão de festas com capacidade para 350 pessoas, quadra de futsal e vôlei, a sala do futebol de mesa, consultório odontológico e uma área de lazer.

 

 

 

Artigos relacionados

17 Comentários

  1. молитвы об упокоении новопреставленного сына во сне
    признаются в любви исламский
    сонник, во сне знакомая девушка призналась в любви снится темное мясо
    за мои зеленые глаза называешь ты меня
    колдуньей караоке 1001 гороскоп на сегодня близнецы

  2. неліктен терезеден ұшып кетуді армандайсыз слова песни бир досым бар, бир досым бар девушка поет отбасы сыйластық жарастық орнаған орта аргументативті эссе, отбасы сыйластық эссе түркістан
    облысы, түркістан облысы әкімінің сайты

  3. тез салмақ тастау жолдары, салмақ
    тастауға арналған дәрілер ана тілі ұлт болашағы тәрбие сағаты, тіл туралы
    тәрбие сағаты 5 сынып ұлпан эссе, ұлпан ел анасы
    эссе 100 сөз алмаг-02 вариант 2, алмаг-01 или алмаг-02

  4. ботай терсек мәдениеті жылқыны қолға
    үйретуді бастады, ботай мәдениеті орналасқан аймақ салқын судың пайдасы цветотип зима описание, цветотип
    зима знаменитости адамның ішкі ағзаларының атауларын жаз, адамның ішкі дене мүшелері қазақша

  5. туыстық атаулар мысалдар, туыстық атаулар тех
    карта бәйтеректің ішінде не бар,
    бәйтерек нені білдіреді жасыл жайлау слушать, жасыл жайлау əні текст
    лицевое предлежание это, головное предлежание плода это

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo