AconteceMatéria

Cinemateca Brasileira já recebe o público de forma presencial

Após mais de um ano e meio fechada, a Cinemateca Brasileira reabriu na semana passada, sexta-feira (13), e recebeu um público estimado em mais de 500 pessoas. Isso, por si foi uma demonstração de como os amantes do cinema estavam ansiosos para voltar ao espaço mais importante da memória do cinema brasileiro.
Uma mostra dedicada a José Mojica Marins – o Zé do Caixão – marcou a reabertura da Cinemateca Brasileira, com sessões nos dias 13, 14 e 15 de maio (sexta-feira, sábado e domingo). A Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação da produção audiovisual do país e conserva o maior acervo cultural.
Após um ano e meio fechada devido a alagamento, incêndio e a um processo por abandono, a instituição reabriu com novas expectativas, acrescenta Gabriela.
Na reabertura da Cinemateca, o público encontrou novidades, decorrentes de homenagens. A partir de 12 de maio, a sala de projeção, inaugurada em 1997 com o patrocínio da Petrobras, passou a se chamar Sala Oscarito. A sala que estreou com patrocínio do BNDES, em 2007, é agora a Sala Grande Otelo. Já a sala onde se reúne regularmente o Conselho da Cinemateca recebeu o nome da escritora Lygia Fagundes Telles, que integrou a diretoria da instituição entre 1978 e 1986 e o seu conselho até 2013.
Semana & Prêmio ABC
De 25 a 28 de maio, a Cinemateca Brasileira volta a expor a Semana & Prêmio ABC 2022 (abcine.org.br), evento anual promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, a estudantes e trabalhadores do audiovisual novas tendências e novas tecnologias, e de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades.
A programação do evento, que neste ano volta a ser presencial, contará com diversas mesas de debates, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som, direção de arte e montagem, além do retorno da Exposição de Equipamentos e Serviços.
A Semana ABC é um evento histórico, que traz estudantes, pessoas do mercado, técnicos para discutir audiovisual e tecnologia. O prêmio ABC será entregue no último dia. Neste ano, o encontro, que não ocorria desde 2020, passa a ser presencial.
O encerramento da Semana & Prêmio ABC 2022 será no dia 28 de maio, com a entrega do Prêmio ABC aos profissionais de filmes feitos entre maio e dezembro de 2021, inscritos nas categorias direção de fotografia (ficção e documentário), direção de arte, montagem, equipe de som (ficção e documentário), fotografia curta-metragem, direção de arte, equipe de som em série de TV, fotografia de videoclipe, filme estudantil e filme publicitário. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia, em parceria com a Cinemateca Brasileira.
Cinemateca Brasileira | Sala Grande Otelo
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Ingressos gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada sessão
(210 lugares + 4 assentos para cadeirantes)

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. В каждый район рф постоянно подоспевает исходная информация об дополнительных погибших российских бойцах в бездумной войне противу Украины. В придачу оного, страна всё более погрязает от наказаний, те что предъявляют россии, как государству агрессору. Неужли абсолютно всем россиянам без разницы, что в свою очередь их собственное руководство откомандировывает на гибель их родимых?

  2. Российское военное руководство не хочет распространяться собственным гражданам, что сегодня все они уже побольше одной сотни деньков отсылают на погибель собственных бойцов в незаслуженной войне против Украинской стороны.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo