Chega de tanta violência

Moradores do Ipiranga estão se mobilizando para organizar uma grande manifestação por mais segurança no bairro. O encontro está marcado para o dia 25 de maio, às 10h, na Rua dos Patriotas, em frente ao Museu do Ipiranga.
Em diferentes grupos de WhatsApp, lideranças do bairro pedem que os moradores compareçam na manifestação com faixas, panfletos, camisetas e apitos para chamar a atenção das autoridades. Também será solicitado o apoio às igrejas do Ipiranga, comerciantes e escolas.
Um grupo de moradores estuda a possibilidade de fazer uma vaquinha para ajudar a Prefeitura a instalar mais câmeras de segurança no bairro. Atualmente, quase 400 câmeras do programa Smart Sampa monitoram as ruas do Ipiranga. De acordo com a Secretaria de Segurança Urbana, são 391 equipamentos instalados nos distritos do Ipiranga, Sacomã e Cursino, que compõem a Subprefeitura do Ipiranga.
O Smart Sampa é integrado aos bancos de dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Assim, as câmeras têm a capacidade de localizar tanto pessoas desaparecidas como foragidos da Justiça.
Em meio a uma crescente onda de violência, os ipiranguistas vivenciaram momentos de tensão e medo nos últimos meses, com uma série de crimes audaciosos e violentos. Moradores denunciam a ausência de viaturas e a sensação de abandono por parte das autoridades. O medo tomou conta de grande parte dos moradores do Ipiranga, com a sensação de que o bairro está nas mãos dos bandidos.