Com a chegada de junho os moradores e visitantes do Ipiranga aguardam ansiosos pelos calendários das tradicionais festas juninas que tomam conta das igrejas, escolas e variados locais do bairro. No domingo (2), a Capela Sagrada Família e Santa Paulina começou o “esquenta” para os festejos.
“Eu estou adorando. Gosto de quermesse. Estou amando, eu amo comida típica caipira, bolo de milho verde, eu gosto de fazer e de comprar aqui também”, contou à reportagem Terezinha Braga Francisco, que pertence à FAMAPA (Família Madre Paulina) e ajuda nos preparativos das festas.
Nelson Francisco Martin, 77 anos, é marido de Terezinha, também pertence à FAMAPA também está animado com o início dos festejos. “No que precisar a gente ajuda: barraca; venda de doces; de alimentos; faz tudo o que for preciso”, disse. “Está começando, já está sendo bom, e peço para todos que puderem vir aqui e colaborar com a igreja, vai ser muito bom”, concluiu.
Na Capela, que fica na Avenida Nazaré, 470, a festança se estenderá pelos próximos domingos do mês (09; 16; 23 e 30), sempre após a Missa das 11h, com barraquinhas juninas, comidas típicas e promessa de muita diversão para os fiéis e presentes.
“Esse já foi o primeiro dia, então pra gente é um dia muito especial e a gente está dando uma preparação para entrada da festa. Pela primeira vez na Capela, nós vamos fazer a novena, que vai com a participação de todas as Paróquias, das comunidades, que vai iniciar no dia 30 [de junho] às 11h e durante a semana, a partir das 19h”, contou a Irmã Geralda Maria Martins, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, sobre o início da festa junina da igreja e novena à Santa Paulina.
“Já é uma alegria tanta gente aqui celebrando, vem nas barraquinhas, todos os domingos vamos ter as barraquinhas com comidas típicas, baião e tudo. Eu convido todas as pessoas, todos os domingos, venham participar com a gente”, convidou Geralda.
Famosa e frequentada pelos munícipes, a quermesse do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Ipiranga tem início programado para o próximo final de semana (8 e 9 – sábado e domingo), às 17h, estendendo-se para os dias 15; 16; 22; 23; 29 e 30 de junho, sempre no mesmo horário.
Por lá, as barracas com comidas típicas; atrações juninas; música ambiente e show de prêmios que anualmente acontecem, prometem entreter e contagiar a todos os participantes da festa. O Santuário fica na Rua Labatut, 781.
Os visitantes poderão ajudar como voluntários para trabalhar nas barraquinhas; com doação de prendas para o show de prêmios ou para a própria festa ou doação em dinheiro (Pix).
No primeiro final de semana de junho (8 e 9), das 10h às 18h, a festança também ocorrerá no Colégio São Francisco de Assis, que promete promover uma experiência cultural única e apoiar o Rio Grande do Sul, afetado pelas fortes chuvas.
Conhecida também como uma das maiores festas da região, o Arraiá da Paróquia São José, que se encontra na Rua Agostinho Gomes, 1941, acontecerá nos dias 22 e 23 de junho (sábado e domingo), com promessa de diversas atrações, como música ao vivo e quadrilhas juninas.
Já os festejos do Colégio São José – Sion Ipiranga, acontecerão no sábado (15), a partir das 10h15, como anualmente, com atrações e divertimentos para os presentes, além das barraquinhas de comes e bebes e da prisão, que promete animar todos os presentes.
A Paróquia Imaculada Conceição (Avenida Nazaré, 993) também fará Arraiá, nos dias 15 e 16 de junho, das 15h às 22h e das 9h às 21h, respectivamente, com variados acontecimentos durante os dias de evento.
Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, a festa típica começará nesta sexta-feira (7), das 18h às 22h, se estendendo até domingo (9), das 11h às 22h. No sábado a Festa Junina será das 17h, também até as 22h.
Nao tem nada na santa paulina hoje 09/06 ta tudo fechado