AconteceDestaqueMatéria

Cabine Lilás fortalece a proteção das mulheres contra violência doméstica

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2024, a Polícia Militar de São Paulo inaugurou a “Cabine Lilás”, uma central de atendimento online e monitoramento inovadora para o enfrentamento da violência doméstica. Localizada no COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), no Bom Retiro, a cabine reúne diversos serviços públicos, criando uma rede de apoio integrada para as mulheres vítimas de abuso.

Com o apoio de policiais femininas treinadas, que recebem capacitação especializada, a cabine conecta as vítimas aos recursos essenciais, como a Delegacia de Defesa da Mulher, A Casa da Mulher Brasileira e os aplicativos de segurança, incluindo o “SP Mulher Segura”, que possui um botão de pânico para situações emergenciais. Além disso, a “Cabine Lilás” permite o monitoramento em tempo real dos agressores que usam tornozeleiras eletrônicas, com informações georreferenciadas, o que garante uma proteção mais efetiva.

 “O 190 é o primeiro pedido de ajuda dessa mulher. A intenção foi aperfeiçoar esse atendimento com um olhar mais específico para as necessidades delas. Para sair da situação de vulnerabilidade, a vítima de violência precisa ter todas as informações disponíveis. Esse projeto é piloto e vamos expandi-lo para o estado em breve”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

O foco da “Cabine Lilás” é garantir não só a proteção física, mas também dar atenção à violência psicológica, moral, patrimonial e sexual, muitas vezes invisíveis para a sociedade. Através da capacitação das policiais e do suporte contínuo, a iniciativa visa quebrar o ciclo da violência, oferecendo informações cruciais sobre direitos e medidas protetivas.

Essa central de atendimento também colabora com a Polícia Técnico-Científica em casos que exijam perícia e integra serviços assistenciais do governo, como aluguel social e atendimento prioritário na saúde, permitindo um acompanhamento completo das vítimas. Ao centralizar e agilizar a assistência, a “Cabine Lilás” se torna um marco na proteção das mulheres, contribuindo para a redução da violência e para a construção de uma sociedade mais segura e igualitária.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo