AconteceCultura & LazerDestaque

Bloco de crianças sai às ruas para resgatar cultura popular

Tudo começou em 2004, quando o arquiteto Ruy Ohtake com o projeto “A Cor em Heliópolis” fez uma parceria com a Suvinil para pintar diversas casas na comunidade de Heliópolis, durante o processo viu-se que sobrou diversas latas, daí veio a primeira indagação, o que fazer com essas latas? Então nasce o coletivo “Latas na Favela”, onde essas latas de tinta foram transformadas em percussão. Em 2009, uma conversa de José Genário Pereira de Araújo, um dos diretores da UNAS e gestor do MSE – Centro, junto ao percussionista Fernando Alabê e o coletivo pensaram em porque não colocar um bloco na rua, com a criançada, envolvendo as escolas e a comunidade do entorno, e assim conseguimos juntar Folia + Heliópolis para então nascer o “Foliópolis”.

Gilmar Pereira Dahora, 37 anos, educador do Centro da Criança e Adolescente Heliópolis, foi um dos fundadores do Foliópolis e declarou que “é preciso popularizar novamente o carnaval, já que em São Paulo ele foi elitizado, mas antes ele sempre foi a população em seus bairros, era uma brincadeira descontraída, a gente traz um bloco de rua próprio com o intuito muito mais de acesso a cultura, de comunhão para brincar, socializar, se divertir e se alegrar mas antes fazemos um trabalho pedagógico da história do carnaval, mostrando essa crítica social para depois ocuparmos a comunidade”.

A cultura de blocos de rua em São Paulo, aliás o Carnaval como um todo, acabou se tornando uma cultura bairrista de classe média, o acesso a esses blocos era muito segmentado, pois nos bairros mais pobres não acontecia com frequência e o acesso para a essa população dependia de transporte. Pensando nisso, o Foliópolis tem como objetivo levar a cultura dos blocos à comunidade, com muita alegria e cores, disseminando a brasilidade que é carnaval, Nicole Silva Oliveira, de 11 anos, atendida do CCA Heliópolis destacou “gosto muito do Foliópolis, de me divertir, aqui a gente socializa, brinca, dança e se diverte”.

Emily Kelly Alves Reis, de 15 anos, participou do Foliópolis desde os seus 06 anos e mesmo hoje não sendo mais atendida do CCA 120 mas ainda mantém o vínculo participando de diversas atividades, contou que “Eu não curto muito o carnaval mas eu gosto dessa bagunça que a gente faz aqui, traz alegria para o povo da favela”. Com muitas marchinhas, danças, cores, festa e muitos batuques, as crianças e adolescentes atendidos em nossos projetos saem em cortejo pelas ruas de Heliópolis e das comunidades do entorno levando muita animação para todos os presentes “teve um ano em que as crianças escolheram interpretar um mestre sala e uma porta bandeira, esse ano foi muito especial e produtivo.“ relatou Gilmar ao relembrar outras edições do bloco.

O bloco nasceu em Heliópolis mas com o tempo foi se disseminando para levar a festa para outros lugares como o Boqueirão, Parque. Bristol, Jardim Celeste, Jardim São Savério, Água Funda e outros pontos onde existem projetos da UNAS. Pensando nisso, as nossas creches também entraram no clima levando muita folia para todos os pequenos, Cristiane Oliveira de Morais, de 27 anos é professora de educação infantil no CEI Mina falou sobre a importância das crianças menores, destacando que “além de ser uma festa muito cultural é um momento de muita diversão pra eles, com muita interação entre as crianças com atividades com música, tinta, tecido, e eles recebem muito bem, adoram uma festa. E hoje temos a Jamaila, uma criança haitiana que não não conhecia o carnaval, quando falamos para os pais dela que ia ter o baile a fantasia ela chegou aqui cheia de pulseiras, colares, anéis, um tule bem grande e uma máscara cheia de brilho, foi muito bom para ela e os pais conhecerem nossa cultura”.

Além de uma grande festa o Foliópolis, preza o pertencimento a cultura brasileira, o direito à cidade com as ocupações das ruas e acima de tudo a educação, o carnaval não é somente uma festa colorida e animada mas sim um momento de troca, afeto e confraternização, trazer isso para as crianças e adolescentes é também ensinar o trabalho em equipe e o respeito ao próximo. Esta ainda é mais uma edição dentre muitas que ainda virão, pensando nisso deixamos aqui um convite para todos, todas e todos que queiram participar, contribuir, colaborar e festejar conosco, essa festa que é um marco na trajetória de nosso país é um direito de todos.

Artigos relacionados

23 Comentários

  1. страховое право: учебник pdf, плотность страхования формула тірі организмдерге қандай үдерістер тән, тірі организмдерге тән процестер эссе мид алматы адрес, глава представительства мид
    рк в алматы мұстафа шоқай қоғамдағы орны, мұстафа шоқай саяси
    көзқарасы

  2. қазақстанда қанша адам бар 2022, қазақстан халық саны бойынша нешінші орында қиыншылық сурет, әр сынақтың артында
    алматы қаласы, алматы қаласы туралы мәтінді
    оқы қазақстан тарихы 7 сынып сұрақ жауап 3 тоқсан,
    қазақстан тарихы 7 сынып бжб 2 тоқсан

  3. электромагниттік толқындар пайда болуы, электромагниттік толқынның үш қасиеті балаларым байлығым өлең, бақытым балаларым әні абайдың 1 қара сөзі талдау, абайдың 2
    қара сөзі санпин 16, 16 приказ мз рк

  4. чудесные продукты молочного мира презентация, молоко еркін тақырыпта эссе тақырыптары, еркін тақырыптар махаббатым жаным жаным гитара скачать,
    махаббатым жаным жаным гитарамен сәулет өнері туындыларын қалай бағалауға болады, сәулет өнерінің құндылығы неде эссе

  5. тоо карина paper, карина трейдинг прайс жақсы мен жаманның ерекшелігі, жақсы мен жаман эссе жауырын ет, қазанға ет
    салу директорды шығарып салу, зейнетке шығу құттықтау сөздер

  6. володинадан шыққан ерлердің жұлдыз жорамалы
    огромная рыба, самая большая вымершая рыба samsung
    galaxy a53 5g цена, samsung galaxy a53 цена завод
    металлочерепица в алматы, металлочерепица алматы

  7. спандияр көбеев шал мен балалар, с көбеевтің қазақ балалар
    әдебиетіне қосқан үлесін зерделеңіз мастер фитнес новый уренгой, ищу работу по строительству рахат
    касе, фабрика рахат акции әйелдер аты, әйел деген кім

  8. гылым мен технология дами келе адамзаттын орнын басады, ғылым мен техника
    жетістіктері лучшие дорамы в жанре драма, самые лучшие дорамы отзывы медицинская одежда,
    медицинская одежда костанай бүгін туған күнің, бүгін бүгін сенің туған күнің текст

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo