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Black Friday aquece vendas do comércio

O comércio local se prepara mais uma vez para a Black Friday: a nova edição do dia de ofertas em 2019 está marcada para o dia 29 de novembro, na próxima sexta-feira. O período de promoções já começou em algumas lojas, mas será intensificada a partir de hoje (28), e promete trazer produtos de diversos segmentos, oferecidos por pequenos e grandes lojistas tanto online como físicos.
Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos para o período do Natal. A estimativa é arrecadar R$ 35,9 bilhões, o que representa 4,8% mais do que no ano passado. Esse percentual na principal data para o comércio no ano não é registrado desde 2013, quando o crescimento foi de 5%. Caso essa previsão se confirme, o varejo voltará ao patamar de vendas natalinas de 2014, ano considerado o do início da crise econômica por analistas. Em 2015 e 2016, a variação chegou a ser negativa.
“Quando você compara com os meses anteriores, dezembro tem um peso muito maior e não é só pelo fato da festa natalina, mas porque também há uma injeção de dinheiro, pela renda extra que permite as pessoas gastarem mais, então é muito importante”, afirma Marcel Solimeo, economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo.
Se antes a Black Friday era mais presente na internet, cada vez mais o dia dedicado as compras tem tido maior adesão de lojas físicas. Basta acompanhar as faixas e vitrines das lojas locais e constatar que 99% do comércio está preparando uma promoção especial para sexta-feira.
A injeção de dinheiro na economia com a liberação do saque imediato do FGTS, deve aumentar em 5% as vendas do comércio em comparação com os anos anteriores. “Estamos confiantes e otimistas. Apesar das vendas de Natal estarem sendo antecipadas, o ‘dinheiro extra’ vai proporcionar um aumento nas vendas”, afirmou Gael Montunuany, vendedor de uma loja de vestuário masculino.
Desde o começo de novembro as lojas da região colocaram faixas e placas an unciando descontos de até 70%. Além de aumentar as parcelas na hora do pagamento. “Estamos otimistas para a sexta-feira do Black Friday. O comércio vive das datas comemorativas e também das promoções coletivas que são lançadas durante o ano. Devido a liberação do FGTS acreditamos que as vendas vão alanvancar”, completou Gael.

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