Biblioteca Comunitária de Heliópolis ganha projeto para incentivar a leitura
Com o apoio da empresa Cushman & Wakefield, a Biblioteca Comunitária de Heliópolis, administrada pela UNAS, deu início ao projeto “Biblioteca e literatura como desenvolvimento da comunidade”, que tem por objetivo posicionar o espaço como polo de disseminação de literatura e leitura por Heliópolis, e também fortalecer a execução do Plano Municipal do Livro e da Literatura na comunidade.
A Simbiose Social, parceira da UNAS, contribuiu com a concretização desta nova iniciativa, ao apresentar possibilidades de captação de recursos pelo Programa Municipal de Apoio à Cultura, e com isso aproximar a UNAS da Cushman & Wakefield, sendo o primeiro projeto captado pela lei de incentivo no município de São Paulo. “Esse projeto compreende a realização de um novo conceito de biblioteca na comunidade de Heliópolis, em prol do desenvolvimento comunitário como Bairro Educador, em especial para as crianças do projeto Curumins do Brasil – Serviço de Proteção Social das Crianças e Adolescentes vítimas da violência doméstica”, explica Ângela S. J. Ferreira, gestora da Biblioteca.
O projeto pretende dar sustentabilidade à biblioteca e consolidá-la no modelo de biblioteca viva, totalmente aberta e interativa com a comunidade de Heliópolis.
Estão contempladas pelo projeto atividades como oficinas de arte e literatura, formação de grupos de dança, teatro e outras formas de expressão, que possam contribuir com a utilização do espaço da biblioteca de forma gratuita e livre. A Biblioteca Comunitária de Heliópolis, aberta desde 2005, hoje está localizada na Rua da Mina, 372, e promove o acesso à leitura gratuita na comunidade.