AconteceMatéria

Atendimento do Cate a mulheres em situação de violência vai até sexta-feira (09) na Casa da Mulher Brasileira

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Direitos Humanos e Cidadania, organizou uma ação de empregabilidade com atendimento pelo Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, até o dia 9 de agosto, das 09h às 16h, na Casa da Mulher Brasileira. São oferecidas cerca de 100 vagas de emprego para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Além disso, estão disponíveis também os serviços da Defensoria Pública para orientação à mulher.

As atividades abrem o Agosto Lilás, mês dedicado a orientações de combate à violência doméstica. A ocasião também celebra os seis anos do Programa Tem Saída da Prefeitura de São Paulo, que desde 2018 atende o público feminino, visando proporcionar a autonomia financeira por meio do emprego e geração de renda, rompendo assim o ciclo de violência. O mês também é um marco para a legislação de proteção à mulher, com os 18 anos da Lei Maria da Penha.

“Estou aqui hoje em busca de um futuro melhor, de uma vida melhor. Eu quero ter minha dignidade, uma moradia para mim, para minha filha. Entrar novamente no mercado de trabalho me dá esperanças. Esse tipo de ação mostra para gente que temos uma força incrível, que não precisamos de outras pessoas e que temos tudo para conseguir e vencer nessa vida”, comenta JK, uma das mulheres que participaram do processo seletivos nesta quarta-feira (07), e que preferiu não ter o nome revelado.

Vagas

São disponibilizadas mais de 100 vagas nas áreas de comércio e serviços para as mulheres que comparecem aos processos. No primeiro dia da ação, a maioria das participantes foram encaminhadas para entrevistas com a empresa que estava no local fazendo contratações.  Ao longo desses seis anos, passaram pelo programa mais de 50 empresas como Magazine Luiza, Sodexo, Carrefour, SP Fashion Week, entre outras.

“O intuito é que essas mulheres possam alcançar sua independência financeira, abrindo caminhos para cortar todos os vínculos com seu agressor. Esses tipos de programas são de extrema importância para uma nova perspectiva, para a reconstrução de uma vida diferente”, declara Eunice Prudente, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Sobre o Programa

O Programa Tem Saída comemora seus seis anos de criação no dia 07 de agosto, e tem como objetivo oferecer suporte às mulheres que enfrentam situações de violência. O intuito é proporcionar orientação e oportunidades de emprego para promover a reintegração social e econômica das participantes, ajudando-as a romper com o ciclo de violência e alcançar uma vida mais segura e independente. São parceiros do programa: secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Cidadania, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e a OAB-SP.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha (11.340, de 7 de agosto de 2006) completa 18 anos nesta quarta-feira. Criada com o intuito de proteger a mulher brasileira vítima de violência doméstica e familiar, estipulando punições aos indivíduos, a legislação também assegura condições para o exercício dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, entre outros meios para a convivência familiar e comunitária. A lei recebe esse nome em homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Fernandes, vítima de violência por parte de seu parceiro, que acabou paraplégica após duas tentativas de feminicídio.

A Casa da Mulher Brasileira fica na Rua Vieira Ravasco 26, Cambuci.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo