Destaque

Animais do Zoológico ganham sorvete para combater o calor

Os animais do Zoológico estão tendo manhãs bem refrescantes. Para driblar o calor, que vem ultrapassando os 30 graus neste mês de janeiro, os animais estão recebendo banhos de mangueira, blocos de gelo e saborearam sorvete preparados de acordo com a alimentação de cada espécie.
Como os animais tem uma relação com as questões climáticas diferente dos humanos, com variados graus de adaptação, precisam apenas de uma ajudinha que é dada pelos próprios funcionários que prepararam as guloseimas. Biólogos e tratadores oferecem uma diversidade de técnicas de enriquecimentos que fazem com que esses animais sintam-se mais confortáveis. Os enriquecimentos ambientais são atividades interativas que promovem desafios e novidades aos animais mantidos sob cuidados humanos, e isso permite a expressão de comportamentos específicos de cada espécie.
Os elefantes, cervos, grandes primatas e jabutis-gigante adoram os banhos de mangueira para se refrescar. Os blocos de gelo com frutas também são boas opções. Já os leões, tigres e onças gostam mesmo de um grande e bom sorvete de carne.
Todos os alimentos que os animais recebem são preparados na Divisão de Nutrição Animal, local especializado em alimentação e nutrição, e responsável por atender a diversas espécies com biologia, fisiologia, necessidades nutricionais e paladares diferentes. É divida em três áreas para o manejo das dietas: Fábrica de Ração, Área de Preparo das Dietas e Biotério, e prepara uma média de 700 bandejas por dia, as quais são cuidadosamente distribuídas para os animais do Zoológico e Zoo Safári. Diariamente são utilizados 53.400kg de carne; 140.000kg de frutas, legumes e verduras e 64.800 ovos.
O colorido dos “sorvetes” que os animais recebem é proveniente dos alimentos funcionais, como a beterraba e abóbora. Todas as frutas e legumes ou mesmo as carnes dos “sorvetes” fazem parte da dieta balanceada dos animais.
Grande parte destes itens alimentares é cultivado na Fazenda do Zoo que existe desde 1982 e está localizada no interior de São Paulo, entre os municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora. Além disso, a Fazenda é responsável pelo fornecimento de matérias primas para construção, reforma, ornamentação e forragem de recintos.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo