Acontece

Alunos distribuem abraços grátis e dão lição de gentileza e carinho

Quem não gostaria de caminhar pelas ruas em uma manhã de primavera e receber uma dose extra de sentimento? Quem passou pelo quarteirão da rua Costa Aguiar, entre as ruas General Lecor e Almirante Lobo foi contemplado com um presente extremamente caro: amor. A ação aconteceu, na manhã de sexta-feira (3), quando os alunos, entre 4 e 6 anos, da Nossa Escola, saíram pelo quarteirão do entorno da escola distribuindo amor, carinho, paz e caixas recheadas de sentimentos bons a quem encontrassem pela frente.
A ideia surgiu em uma aula sobre intervenção urbana, no atelier da escola durante a disciplina de Artes, da professora Simone Mendes. “A primeira intervenção aconteceu na escola. E eles que trouxeram a idéia de ir às ruas e distribuir amor. Então decidimos ampliar o projeto. Eles foram os protagonistas e eu só fui mediando e organizando as propostas”, Explicou Simone.
Os pequenos levaram a missão a sério. As árvores forma decoradas com móbiles, frases incentivadoras e caixas que continham corações, papeis picados, dobraduras diversas e claro, muito amor.
A turminha animada não esteve sozinha. Coordenadores, diretora e professoras da escola acompanharam as crianças em todo o percurso. Envolvido, o grupo distribuiu abraços, sorrisos e conversas aos moradores ou simplesmente quem passavam por ali.
Para a professora Simone, o resultado foi extremamente satisfatório. “Um abraço, uma atitude de carinho pode mudar o dia da pessoa. A criança a mágica de mudar o mundo. Eles têm o poder de fazer um papel picado virar uma festa e trazer toda a alegria do mundo. Eles mostram que a vida é simples e que o amor faz a diferença. O mundo precisa de empatia. Até os 7 anos a criança tem suas maiores marcas neurológicas, elas aprendem o que é amor, gratidão, caridade, aprendem a cuidar do idoso, do próximo e a escola tem um papel importantíssimo neste desenvolvimento”, afirmou.
No retorno da atividade, a pequena Maria Clara estava empolgada com o resultado do passeio especial. “Eu amei o passeio, quero novamente”, concluiu.
A impressão das crianças estava certa. As pessoas foram receptivas e não resistiram aos sorrisos sinceros que ofereciam a demonstração de afeto simples e significativa. “Que atitude linda. Estou com vontade de chorar”, disse uma senhora que foi contemplada com uma caixa de presente dos alunos.
Para a professora, o projeto refletiu em sala de aula. Os alunos também estão mais acolhedores em situações difíceis, como os conflitos. “Hoje, as próprias crianças conseguem identificar seus sentimentos e controlá-los para resolver da melhor forma brigas e discussões, muito comuns em ambientes escolares. Assim, se entendem melhor e olham mais para o outro. Estão mais concentrados e carinhosos. Sempre lembramos que não podemos ser só palavras”, explicou Simone.
A diretora da escola Paula Oliveira, acompanhou o projeto e já adiantou que o projeto terá novas edições. “Estamos trabalhando o emocional e a parte cognitiva dos alunos. O trabalho foi muito bem executado e foi gratificante observar na rua o desempenho dos alunos. Ano que vem o projeto volta”, finalizou a diretora.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo