Mania ou TOC?

Bater três vezes na madeira sempre que falar sobre a morte, lavar as mãos o tempo todo e enfileirar objetos. Afinal, isso é Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)? O transtorno é grave, mas virou dito popular para quando a pessoa faz algo sistematicamente, contudo até que ponto a mania pode ser prejudicial?
As manias são comportamentos repetitivos motivados por superstição ou crenças. Todos nós podemos ter manias e isso não gera grandes impactos em nossas vidas. É algo corriqueiro. Para exemplificar, imagine uma pessoa que sempre que se levanta da cama coloca primeiro o pé direito no chão. Esse comportamento, com o tempo, se tornará hábito de tanto que ela faz e, depois de um período, passa a ser automático, quase que involuntário.
No TOC, o quadro se manifesta caracterizado pela presença de obsessões (pensamentos) ou compulsões (comportamentos/rituais) recorrentes e tão severas que o paciente passa a ocupar boa parte do tempo com elas, causando muito desconforto e comprometimento de seu cotidiano. De um modo geral, o TOC é um transtorno de ansiedade que vem acompanhado de alterações de comportamento, preocupações excessivas e medo.
Ainda assim, podem parecer semelhantes em seu funcionamento, mas TOC e mania agem de maneiras diferentes. Os sintomas obsessivos compulsivos estão presentes na vida da maioria das pessoas. É quando, por exemplo, a pessoa checa várias vezes ao dia se a porta de casa está trancada ou se o gás do fogão está desligado. É obsessivo porque ela precisa cumprir esse ritual e compulsivo por causa do número de repetições, mas se esse padrão comportamental não está interferindo muito na rotina da pessoa é perfeitamente normal.
Porém, se esse padrão se tornar muito intenso e fazer com que a pessoa ocupe boa parte do seu tempo com isso, cuidado. Pode ser TOC, que apresenta essas obsessões ou compulsões de modo tão recorrente e severo que pode levar o indivíduo a ocupar boa parte do tempo com elas, causando desconforto ou comprometimento.
Portanto, o grande aspecto diferencial entre mania e um quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo está no prejuízo, sofrimento e grau de impedimento que esses comportamentos estão trazendo para a vida do sujeito no dia a dia, seja qual for o ambiente: familiar, social, profissional ou pessoal.
Esclarecendo ainda um pouco mais sobre o transtorno, o indivíduo acometido pelo TOC muitas vezes consegue ter lucidez sobre seu funcionamento. Ele sabe que seus pensamentos catastróficos são absurdos, desmedidos ou desproporcionais, mas ao mesmo tempo não consegue deixar de fazer e, por isso, muitas vezes ele se sente ridículo.
As pessoas que desenvolvem TOC geralmente já apresentam em sua personalidade características de ser perfeccionista, controlador e se sentir responsável por tudo. Os quadros podem variar de mais leves até mais severos, mas para todos eles vale uma regra: se não tratar vai se agravar!
![Querido entre os ipiranguistas e moradores da região, o Balneário Carlos Joel Nelli, mas conhecido como Balneário do Ipiranga, está passando por uma ampla reforma. A um custo de pouco mais de R$ 12,5 milhões, a obra promete transformar completamente o Balneário, inclusive com a piscina "feijão" ganhando uma cobertura retrátil (cobertura transparente que abre e fecha, possibilitando que o equipamento seja usado em período de chuva), A reforma do Balneário vai garantir mais conforto e segurança aos frequentadores, possibilitando uma melhora substancial para que a população possa desfrutá-lo da melhor forma possível. Dentre as novidades previstas, estarão a troca de piso do local, que passará a ser todo acessível; uma cobertura para a piscina, além do aumento de um andar, que já está em andamento e disponibilizará mais salas de aula. Segundo Rosana Alves Guedes Welcman, gestora de equipamento público, o aumento no número de salas, fará com que mais pessoas possam frequentá-lo, diminuindo as listas de espera para poder usufruir do espaço. Atualmente, são 713 alunos que participam das atividades no local. Destas, 634 são da terceira idade. O salão onde acontecem as aulas de ginástica também será reformado e ganhará novo telhado e a quadra da unidade será coberta, de acordo com informações obtidas pela reportagem. “É um grande orgulho para a gente, com muita luta, ter conseguido [fazer as obras]. Essa é a terceira, mas é “a obra””, destacou Rosana, salientando a importância de autoridades para o início dos serviços, como o secretário de esportes, Carlos Viana, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. “Vai virar um clube aqui, de primeiro mundo mesmo. Vai virar um clube para todos. Vai ficar muito lindo, acessível, com muita acessibilidade, para a gente poder atender a todos”, destacou Rosana. A gestora falou à reportagem, ainda, sobre suas expectativas para quando os serviços estiverem prontos. “Já estou imaginando, vendo, todo mundo muito alegre. A galera pode esperar o melhor. Vai ser lindíssimo. Estou super empolgada. A galera vai ficar muito feliz”, afirmou. Ela frisou ainda sobre a possibilidade de mais pessoas poderem frequentar e participar do que é feito, gratuitamente, no Balneário, salientando a importância dos exercícios físicos, também, para a terceira idade. Para Moacir Rafael Lourenço, fiscal do Balneário há 14 anos, a reforma será muito boa para o bairro e os visitantes do balneário. “Vai ser bom para o munícipe.Eu acho que vai ser legal. Estou feliz”, destacou ele. As obras, que começaram no dia 8 de janeiro e devem ser concluídas em 8 meses, podendo se estender para um ano, dependendo das condições externas [como o tempo, por exemplo], a piscina do Balneário está cercada por tapumes, mas funcionando normalmente e as aulas estão acontecendo na perimetral da própria piscina. “Eu espero que seja como um clube social, que todo mundo possa frequentar, sem ter custo nenhum, porque a vida está muito difícil para todo mundo”, destacou Dolores Carvalho Rocha, de 72 anos, uma das frequentadoras mais antigas do Balneário, sobre o que espera após a reforma. “Aqui é uma casa mãe. Bem recebida, os diretores são amigos, os professores, nem se fala é como se fosse da casa da gente, então aqui para mim é como se fosse o paraíso”, contou Rocha, sobre o Balneário. Estela dos Reis Carvalho, amiga de Dolores, também é frequentadora antiga do Carlos Joel Nelli. “Eu espero coisa boa daqui. Nós vamos ter uma sala de ginástica boa com aparelhos, vai cobrir a piscina, a quadra, melhorias para a gente. Vai ficar muito bom”, disse. “Aqui é minha família. Eu amo esse lugar. Amo o Balneário”, completou, “Só deixo de frequentar aqui quando morrer”, alertou, alegremente. As obras do Balneário são de responsabilidade da Construtora L.C. ltda, custarão R$ 12.718.270,60 aos cofres públicos. Até o momento está sendo realizada apenas a demolição necessária para construção do novo andar que passará a existir na unidade. Após este período, as lajes começarão a ser montadas, conforme informações. O primeiro passo, será a implantação do 1º andar. Depois, os empreiteiros passarão para a cobertura da piscina, quadra, e outros serviços que ainda serão realizados. Até o momento há apenas uma planta do projeto, que não está disponível aos frequentadores e munícipes.](https://ipiranganews.inf.br/wp-content/uploads/Balneário-do-Ipiranga-passa-por-reforma-3-390x220.jpeg)



https://buytadalafshop.com/ – Cialis
Zithromax
Prednisone
Propecia
Metronidazole For Dogs No Rx
Stromectol
poodehesse Viagra Purchase [url=http://apriligyn.com]priligy generika dapoxetine 60mg[/url]
Sweet blog! I found it while browsing on Yahoo News.
Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
Appreciate it