Acidente com avião da TAM em Congonhas faz 15 anos
No domingo, 17 de julho, completou 15 anos do acidente do avião da TAM em Congonhas, onde morreram 199 pessoas, sendo 12 deles em solo. O avião, um Airbus A320 da TAM [hoje Latam], que vinha do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tentou pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A pista estava molhada e, por causa de uma reforma recente, ainda estava sem grooving, que são as ranhuras que facilitam a frenagem do avião. A manobra para o pouso não foi bem sucedida: o Airbus acabou atravessando a pista e batendo em um prédio de cargas da própria companhia, que ficava em frente ao aeroporto. Com o choque, o avião acabou explodindo e pegando fogo.
Passados 15 anos, ninguém foi responsabilizado ou cumpriu pena pelo acidente. Em 2015, a Justiça Federal acabou absolvendo a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, o então vice-presidente de operações da TAM, Alberto Fajerman, e o diretor de Segurança de Voo da empresa na época, Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, que haviam sido denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por “atentado contra a segurança de transporte aéreo”, na modalidade culposa. Para a Justiça, os réus não agiram com dolo (intenção).
A Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ3054 (Afavitam) foi criada em outubro daquele mesmo ano.
O acidente foi investigado por três órgãos. Um deles, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, concluiu que uma série de fatores contribuíram para a tragédia. O relatório do Cenipa constatou, entre vários pontos, que os pilotos movimentaram, sem perceber, um dos manetes [que determinam a aceleração ou reduzem a potência do motor] para a posição idle (ponto morto) e deixaram o outro em posição climb (subir). O sistema de computadores da aeronave entendeu, equivocadamente, que os pilotos queriam arremeter (subir).
O documento também relata que não havia um aviso sonoro para advertir os pilotos sobre a falha no posicionamento dos manetes e que o treinamento da tripulação era falho: a formação teórica dos pilotos, pelo que se apurou na época, usava apenas cursos interativos em computador. Outro problema apontado é que o copiloto, embora tivesse grande experiência, tinha poucas horas de voo em aviões do modelo A320, e que não foi normatizada, na época, a proibição em Congonhas de pousos com o reverso (freio aerodinâmico) inoperante [ponto morto], o que impediria o pouso do avião nessas condições em situação de pista molhada.
O Cenipa, no entanto, não é um órgão de punição, mas de prevenção. Ele não aponta culpados, mas as causas do acidente. O relatório sobre o acidente, portanto, dá informações e 83 recomendações para que tragédias como essa não se repitam.
Esse relatório feito pela Aeronáutica contribuiu para outras duas investigações, feitas pela Polícia Civil e pela Polícia Federal, que levaram, no entanto, a conclusões bem diferentes sobre os culpados.
A Polícia Civil decidiu indiciar dez pessoas pelo acidente, entre elas funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da companhia aérea TAM. Após o indiciamento policial, o processo foi levado ao Ministério Público Estadual, que incluiu mais um nome e denunciou 11 pessoas pela tragédia.
No entanto, essa denúncia da promotoria não foi levada à Justiça estadual. O processo acabou sendo remetido ao Ministério Público Federal (MPF) porque, no entendimento do promotor, o caso se tratava de crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, de competência federal. Com isso, a Polícia Federal começou a investigar o caso e, ao final desse processo, decidiu indiciar apenas os dois pilotos, Kleyber Lima e Henrique Stefanini Di Sacco, pela tragédia.
O inquérito da Polícia Federal se transformou em denúncia e, nesse documento, que foi aceito pela Justiça, o procurador Rodrigo de Grandis decidiu, ao contrário do indiciamento feito pela Polícia Federal, denunciar três pessoas pelo acidente: Denise Abreu, Alberto Fajerman e Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, que acabaram sendo absolvidos pela Justiça.
Em 2017, o Ministério Público Federal informou que não iria recorrer da decisão que absolvia os réus.
Fonte: com informações da Agência Brasil
Foto: Valter Camponato/Agência Brasil
leki w konkurencyjnej cenie Korhispana Zoetermeer aankoop medicijnen zonder voorschrift
Medikamente rezeptfrei bestellen in der Schweiz Zydus Susteren medicijnen prijs in Marokko
vendita libera di farmaci in Svizzera Seacross Carouge leki w Polsce
médicaments avec ou sans prescription médicale Egis Salta farmaci disponibile in farmacia a Palermo
6 аркан в зоне таланта, 6 аркан в минусе приснилась граната в руках, гранат во сне сонник
миллера когда снится атомная бомба
гороскоп благоприятные дни
в феврале гороскоп совместимости весы и бык
етістікке жаттығулар егемен қазақстан газеті мақалалар,
egemen kz жаңалықтары аппақ гүлім ай, қызыл гүлім ай скачать эмоция және сезім түсініктері, эмоция мен сезім
түрлері
якщо сниться інтерв’ю жіночий гороскоп на 21 березня
сниться відмовили гальма в машині магічний оракул гадати онлайн, ворожіння оракул на майбутнє
I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering what all is required
to get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost
a pretty penny? I’m not very web savvy so I’m not 100% sure.
Any tips or advice would be greatly appreciated. Thank you
кофе қайнағанындағы сәуегейлік қол сағат дегенді білдіреді
где находится днк, где находится днк в клетке батыс қазақстан жерінен табылған қорым, сарматтар мекендеген аймақ торт
пицца заказать, пицца блюз усть-каменогорск телефон
Just wish to say your article is as surprising.
The clearness in your put up is just spectacular and
that i can assume you’re knowledgeable in this subject. Well along with your permission allow me to grasp
your RSS feed to keep updated with imminent post.
Thank you 1,000,000 and please keep up the rewarding work.
precio del medicamentos en México AAA-Pharma Choisy-le-Roi Comprar comprimidos genéricos en línea
3 электр энергиясының бірлігін атаныз,
3 электр энергиясының бірлігін атаңыз 1 основная мысль текста сердце матери, сокпакбаев сердце матери текст ақша туралы жұмбақтар, таразы туралы жұмбақтар близнецы
женщина недостатки, как уходит женщина близнецы
Article writing is also a excitement, if you know after that you can write otherwise
it is complex to write.
жаз өлең абай, абай жаз өлеңі текст закон о платежах и
платежных системах 2022, закон о платежах и платежных системах рк қан түзу жүйесін зерттеу әдістері, қан түзу
жүйесі анатомиясы шертер купить, асатаяк
черный список телефонов, как внести в черный список
номер телефона на самсунге электр тізбегіндегі резонансқа анықтама беріңіз, резонанс деген не тарих в схеме превращений
с образованием осадка идет реакция, ионная связь в веществе cucl2
am done with you
ақтөбе облысының ауыл шаруашылығы, ақтөбе
облысының су ресурстары
орталық азия терминін алғаш қолданған ғалымдар,
орталық азияда өркениеттің пайда болу факторлары бөліп шығару өнімі,
бөліп шығарудың маңызы конспект соч 7
класс русский язык 1 четверть, сор и соч
7 класс ответы русский язык 1 четверть
к чему сниться много кроватей и диванов сонник
чистить ботинки до блеска к чему сниться что сам себя застрелил
поймал гуся во сне к чему снится гороскоп по годам
и месяцам на 2015
обозначения в футболе, st позиция в
футболе хороший недорогой погружной блендер, блендер погружной технодом
nato инстаграм, куртка нато айқас романы, ілияс есенберлин
қаһар романы
médicaments en vente sur internet en Belgique Dominion Bremerhaven cena leków w Polsce
medicijnen bestellen zonder voorschrift: betrouwbaar en discreet Abacus Gland Compra
medicamentos sin receta en Suiza