Defesa Civil interdita escola com rachaduras em Heliópolis
A Secretaria Municipal de Educação ainda não definiu a data da vistoria na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Cidade do Sol, em Heliópolis, com o objetivo de definir a extensão da reforma a que o prédio será submetido. A instituição foi interditada pela Defesa Civil e a solução do poder público foi realocar os cerca de 550 alunos para seis unidades próximas.
Localizada na rua Artistas de Heliópolis, 35, na Cidade Nova Heliópolis, a unidade cuida de crianças ainda na primeira infância. Ela dispõe de parque infantil, brinquedoteca, laboratório de informática e internet banda larga. A EMEI sempre teve um bom conceito entre os pais, mas a situação atual é precária. A Defesa Civil relizou uma vistoria, na quinta-feira (6), e constatou que há rachaduras na estrutura e o piso está cedendo.
Uma mãe de aluno revelou que o perigo de desabamento é real e que a Prefeitura foi alertada em agosto de 2019 sobre a situação, mas até o momento nenhuma providência havia sido tomada. Ela disse também que um grupo de pais teria enviado à Secretaria de Educação fotos das rachaduras e um pedido para que medidas urgentes fossem adotadas, para evitar uma tragédia.
“Não é de hoje que pleiteamos junto às autoridades melhorias na EMEI Cidade do Sol, mas ninguém nos deu atenção”, reclama a mãe, que disse apenas chamar-se Ana Lúcia. “Se as obras fossem feitas imediatamente, não seria necessário fechar a escola”, ela avalia. “Será que o poder público agiria dessa forma se a escola fosse em um bairro de ricos?”, questiona a mãe. “Tenho certeza de que a solução seria bem mais rápida”, ela argumenta.
A Secretaria Municipal de Educação disse por meio de nota que, “assim que foi informada da interdição, realocou provisoriamente os alunos em seis unidades da região”. Disse também que um novo imóvel será providenciado para o estabelecimento de ensino funcionar durante as obras que serão feitas no prédio, e garantiu que nenhum aluno será prejudicado. Os prazos para a realização das obras serão feitos após uma vistoria, que ainda não tem data marcada.